Criada pelas mãos de Cândido Carvalho e Marcelino Gonçalves, a empresa começou com a prestação de pequenos serviços na reparação de eletrodomésticos, mas devido aos conhecimentos e à experiência, adquirida ao longo dos anos por parte dos dois sócios, rapidamente se voltou para o frio industrial, despoletando, consequentemente, o aparecimento de novas áreas de negócio.
“No início foi duro porque não havia grandes meios, os recursos eram escassos e o conhecimento que tínhamos era mais ligado aos serviços, faltava-nos um pouco mais de habilidade na gestão”, contou Cândido Carvalho, relembrando a franca evolução registada em mais de duas décadas.“Hoje rodeamo-nos de pessoas formadas e profissionais que contribuem para minimizar os erros, fazendo de nós uma empresa respeitada e de confiança no mercado”.
Fruto dessa confiança, em 20 anos, a estrutura passou de dois para 18 trabalhadores, com uma faturação de 2,6 milhões de euros no ano passado, mais 37% do que em 2017. “Estes valores refletem a qualidade dos nossos serviços e a satisfação dos clientes, caso contrário o crescimento não era tão acentuado”, apontou.
Diariamente, a equipa da Fribila procura atingir a perfeição, com a consciência de que esse patamar é exigente, mas com a certeza de que a prestação de serviços é de excelência. “É impossível sermos perfeitos, mas tentamos ser cada vez melhores e procuro incutir essa filosofia aos nossos colaboradores, independentemente do tipo de serviço que tenhamos em mãos”.
Também Marcelino Gonçalves, fundador da empresa, garantiu que o trabalho levado a cabo pelos seus colaboradores é efetuado com o máximo de rigor e profissionalismo, “por isso, só saímos de um local quando tudo está perfeito e com a certeza de que o cliente ficará satisfeito”, fez questão de realçar.
Descartando as responsabilidades de gestão e focando-se mais na execução prática, Marcelino Gonçalves, que está presente no terreno, garante “que as equipas que compõem a empresa se empenham ao máximo para obterem sempre bons resultados”, nutridos de qualidade.
Na região, a empresa está a crescer muito no setor das frutas, aproveitando as produções de maçãs e peras no Douro Sul para a instalação de sistemas de refrigeração. “Além de termos clientes em todo o país, tentamos explorar um nicho de mercado que é ligado às frutas. Na zona de Armamar, Moimenta da Beira, Britiande, que é um nicho de mercado muito propício à produção de fruta, temos um leque de clientes muito bons, que nos dão muito trabalho durante o ano”, contou, referindo que também os hipermercados têm reconhecido na Fribila qualidade, conferindo-lhes vários trabalhos.
A colaborar com a empresa há quatro anos e responsável pelas obras do Grupo Mercadona, José Coutinho contou que a estrutura espanhola tem interesse em construir cerca de 150 hipermercados em Portugal, acreditando, inclusive, “que vamos para Espanha trabalhar com eles, o que é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido junto deles”.
FUTURO PASSA POR ESPANHA
Sólidos e com mercado conquistado em Portugal, a Fribila pisca agora o olho à vizinha Espanha, que através da forte ligação com o grupo Mercadona, passará a laborar em toda a Península Ibérica.
“O futuro está traçado. Queremos continuar a servir bem os nossos clientes e já estamos a compensar colocar uma equipa em permanência no mercado espanhol, faltando-nos apenas ajustar alguns pormenores burocráticos”, desvendou o empreendedor de 52 anos.
O grupo Mercadona foi um parceiro selecionado com critério e apareceu em sequência dos diversos trabalhos levados a cabo entre as duas entidades, adivinhando-se, agora, um futuro risonho.
Cândido Carvalho, 52 anos, fundador
“É impossível sermos perfeitos, mas tentamos ser cada vez melhores e procuro incutir aos nossos colaboradores essa filosofia”
Marcelino Gonçalves, 55 anos, fundador
“Estou presente no terreno e garanto que as equipas que compõem toda a empresa empenham-se tanto quanto eu para que sejamos bons no que fazemos”
NOME: Fribila — frio industrial
FUNDAÇÃO: 23 de setembro de 1997
COLABORADORES: 18
SEDE : Rua da Promaça nº4, Zona Industrial de Constantim, 5000-081, Vila Real
TELEFONE: 259 326 314
ÁREA DE NEGÓCIO:
Frio industrial
Climatização
Hotelaria
Energias renováveis
VOLUME DE FATURAÇÃO: 2,6 milhões de euros
SITE: www.fribila.pt