Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Congresso Nacional do Azeite está de regresso a Valpaços

A 7ª edição do mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola terá palco no pavilhão multiusos no dia 17 de maio

-PUB-

A edição 2024 deste fórum de debate ganha particular relevância pelo atual contexto que o setor está a viver, no qual participam mais de 20 oradores nacionais e internacionais. Entre os quais Agostinho Peixote, Javier Hernandez, José Maria Penco são alguns das ilustres figuras que vão estar presentes.

Temáticas como o olivoturismo/ oleoturismo , o preço do azeite e alterações climáticas irão poder ser ouvidas.

Organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços, este visa contribuir para a dinamização do setor Olivícola e Oleícola Nacional.

A sessão de abertura estará a cargo do Presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão, do Presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL, Paulo Ribeiro e de António Joaquim de Medeiros, Presidente da Câmara de Valpaços.

Desde o ano 2000 a produção nacional de azeite quintuplicou e as exportações aumentaram mais de 12 vezes, ultrapassando a fasquia dos 1.000 milhões de euros no ano de 2023. O preço do azeite aumentou em todo o mundo de forma exponencialmente nos últimos meses colocando mais desafios ao setor Olivícola e Oleícola Nacional.

A sessão de abertura deste evento estará a cargo do Presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão, do Presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL, Paulo Ribeiro e de António Joaquim de Medeiros, Presidente da Câmara de Valpaços.

©DR

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS