Sábado, 16 de Outubro de 2021

Conselho diocesano de Pastoral

Reuniu na tarde do domingo, no Centro Católico de Cultura, para estudar a metodologia a empregar para se realizar o trabalho proposto pelos Bispos sobre «Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal».

-PUB-

Notou-se alguma dificuldade em compreender bem o que se pretende: não se trata de fazer um inquérito a perguntar às pessoas o que elas desejam. Para isso haverá em 2011 o recenseamento da prática dominical e a amostragem do que os portugueses pensam da Igreja. Agora trata-se de reflectir em torno de duas questões:

1 – «Em clima de amor e empenho pastoral reunir algumas pessoas, incluindo algumas não praticantes mas sensatas, para que, à maneira de um médico diante do doente prostrado, observem com amor a sociedade civil actual (envolta na noite dos seus dramas e desorientações) e, à luz de Deus, tentem descobrir «o que a sociedade precisa no aspectos humano e espiritual para se renovar».

2 – Fazer o mesmo acerca da vida interna da Igreja: observando o que se passa na Igreja actual, sacudida por novos movimentos eclesiais, o exemplo de figuras carismáticas e novos estilos de vida espiritual, e, perante isso, procurar sentir o que será preciso fazer para que a Igreja cumpra melhor a sua missão?

São dois exercícios de amor ao mundo e à Igreja, e implicam ambos alguma conversão

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.