Este órgão consultivo tem como objetivo auscultar a sociedade civil, com particular destaque para os agentes locais que atuam nas áreas do desenvolvimento económico e social.
Este importante mecanismo de participação pública é composto por elementos dos órgãos representativos do município e da sociedade civil, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal, José Paredes, membros da câmara municipal, representantes das forças políticas que integram a Assembleia Municipal, um técnico da autarquia e ainda cidadãos de reconhecida idoneidade e prestígio locais nos setores agroflorestal, comércio e indústria, económico, social (educação e desporto incluídos) e saúde.
Este órgão contribui para aumentar a participação cívica de agentes económicos e sociais, com a finlidade de os aproximar do poder político eleito, e aumentar a transparência da atividade autárquica. Os membros do CESM têm funções consultivas e de análise da situação económica do município, podendo dar contributos e sugestões, num verdadeiro exercício democrático de participação ativa na definição de políticas promotoras do desenvolvimento económico e social municipal.