O prazo médio de pagamento das obrigações a fornecedores, que em 2017 era de 68 dias, passou a ser cumprido no ano de 2018, no prazo médio de 41 dias. Com a rigorosa gestão financeira liderada pela governação do executivo socialista, tem sido possível consolidar as contas da Câmara Municipal, mantendo Mesão Frio no rumo do equilíbrio orçamental e do crescimento sustentado.
Em 2018, o controlo orçamental foi mantido, evidenciado na elevada taxa de execução da receita e da despesa, correspondente à taxa de execução próxima dos 80% respetivamente. Destaca-se ainda, a diminuição significativa da dívida global a terceiros, a redução dos encargos financeiros com juros da dívida pública nos últimos 8 anos, bem como, a redução esmagadora da dívida pública da autarquia que, à data de 31 de dezembro de 2018 cifrava-se no montante total abaixo do limite de endividamento de 5.392.117,34€.
Do ponto de vista da gestão financeira municipal, do dinamismo dos projetos realizados, da política de proximidade implementada junto da população mesão-friense, o ano de 2018, foi um exemplo da união e da vontade, com a efetivação dos resultados alcançados. Em primeiro plano esteve a vertente social e humanista, no desenvolvimento de uma política de proximidade, destinada a resolver com celeridade e eficácia os problemas com que os mesão-frienses diariamente se debateram.
O envolvimento e a participação ativa das Juntas de Freguesia e de outras forças vivas do concelho, nomeadamente das instituições, das associações, das empresas e dos cidadãos, voltaram a revelar-se fundamentais para a projeção de uma imagem positiva de Mesão Frio.
O trabalho demonstra que tem sido possível promover uma dinâmica municipal orientada para a concretização de projetos e ações de relevante importância para o desenvolvimento local, num quadro claro de consolidação da saúde financeira do município.