Trinta anos depois de ter recebido pela primeira vez um Congresso Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, Peso da Régua vai voltar a receber, em 2011, no coração do Douro, milhares de bombeiros e dirigentes das 400 corporações existente no país, num encontro que, além de ditar os novos órgãos sociais da Liga para o triénio 2011/2013, vai colocar no centro das atenções as problemáticas que mais preocupam os soldados da paz do distrito vila-realense.
Alfredo Almeida, presidente da Federação Distrital de Bombeiros, explicou, ao Nosso Jornal, que a decisão foi tomada no último sábado, em São João da Madeira, pelo Conselho Nacional da LBP que aprovou a proposta reguense com 38 votos a favor, contra os nove conseguidos pela candidatura dos bombeiros de Sintra.
“É um prestígio para os bombeiros da Régua e de todo o distrito”, explicou o presidente da federação, mostrando-se satisfeito não só pela confiança dada pelo Conselho Nacional, mas sobretudo porque será possível dar uma atenção redobrada às questões que mais preocupam as corporações do distrito.
A Assembleia Magna da LBP vai levar ao Pavilhão Multiusos do Peso da Régua, entre os dias 28 e 30 Outubro do próximo ano, mais de três mil bombeiros e dirigentes de Norte a Sul do país.
Apesar de faltar sensivelmente um ano para a sua realização, o encontro terá como tema central as grandes problemáticas vividas pelas corporações, nomeadamente o transporte de doentes ou o financiamento dado às Associação Humanitárias, entre outros.
“O congresso terá um formato mais reduzido que os anteriores, com apenas três dias, pretendendo-se assim reduzir custos aos participantes e à própria organização, constituída pela Liga e pela associação parceira, os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua”, explicou fonte da LBP.
Da agenda constará ainda a eleição dos próximos órgãos sociais da confederação para o triénio 2011/2013, sendo de destacar, desde já, que o actual presidente, Duarte Caldeira, não se deverá recandidatar, adiantou Alfredo Almeida.
“Tendo como data de fundação 18 de Agosto de 1930, a LBP é a Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros de qualquer natureza, voluntárias ou profissionais”, e existe com o objectivo final de “obter benefícios de diversa ordem – materiais, financeiros e sociais – tendentes a melhorar e a dignificar a acção dos bombeiros e das suas estruturas, ao serviço das comunidades”.
Segundo fonte da confederação, “de forma gradual, a Liga tem vindo a deixar de ser uma instituição detentora de um papel meramente observador e de espectador atento, para ser antes um interlocutor dos projectos e anseios das estruturas dos bombeiros, reforçando assim a sua abrangência e afirmação como verdadeira Confederação Nacional das Associações e Corpos de Bombeiros do País”.