O programa permitiu entender as raízes culturais que sustentam o contexto histórico de discentes e demais comunidade, dando significado às aprendizagens essenciais do currículo. Pretendeu-se também alertar para a importância do conhecimento, respeito dos valores e da sua identidade local. Neste sentido, os historiadores Hilário Néri, na EB2,3 Diogo Cão, e Elísio Neves, na JI/EB1 do Corgo, partilharam os seus conhecimentos com a plateia.
A semana ficou marcada pela leitura de contos tradicionais, alguns dos quais em língua mirandesa, e por vários workshops, com destaque para as bolas trapeiras e as ganchas, as bonecas de tecido e brinquedos em madeira, entre outros elementos da natureza.
Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com artesãos de duas das mais emblemáticas artes associadas a Vila Real, o linho de Agarez e a olaria negra de Bisalhães. Foi possível observar todo o processo, desde a semente até à peça final, da mesma forma que experienciaram a arte da olaria, metendo as mãos no barro e fazendo rodar a roda de oleiro.
Houve espaço para os jogos tradicionais, nomeadamente as corridas de sacos, os jogos com corda ou o lançamento do pião, e foram recordados alguns costumes, como a “Repartição do Burro”, a recriação do ambiente vivido nas desfolhadas e desgarradas, a degustação do caldo verde em pote de ferro e a apresentação de provérbios populares.
Houve ainda oportunidade de degustar a gastronomia regional, como o covilhete, o pito ou a gancha.