Domingo, 3 de Julho de 2022

Criação de “Centro de Treino” regula equipamentos e gera receitas

Salas de exercício, pista de atletismo, sauna, “jacuzzi” e campo de “rugby” são alguns dos equipamentos da Universidade transmontana que, agora, passarão a ser geridos por uma nova estrutura, responsável, ainda, pela estipulação de um preçário de utilização, cujas receitas serão injectadas na manutenção dos espaços e na aquisição de novos equipamentos.   “Regular, gerar […]

Salas de exercício, pista de atletismo, sauna, “jacuzzi” e campo de “rugby” são alguns dos equipamentos da Universidade transmontana que, agora, passarão a ser geridos por uma nova estrutura, responsável, ainda, pela estipulação de um preçário de utilização, cujas receitas serão injectadas na manutenção dos espaços e na aquisição de novos equipamentos.

 

“Regular, gerar e controlar” a actividade desportiva no Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a finalidade para a qual foi criado o Centro de Acompanhamento do Treino e Excelência Desportiva (CATED) que, no dia sete, foi aprovado, em Senado universitário.

Mascarenhas Ferreira, Reitor da Universidade, esclareceu que “as actividades que decorrem nos equipamentos desportivos da UTAD precisavam de ser regulamentadas, em termos da sua utilização por outra pessoas ou entidades, para além dos alunos e docentes”, realçando, também, que esse novo método de gestão dos espaços será responsável por um conjunto de “receitas” que servirão para “manutenção e para aquisição de novos equipamentos, de forma a garantir uma qualidade cada vez maior” da área desportiva da Academia.

“As instalações não deixam de estar disponíveis para associações, atletas, clubes ou outras organizações, apenas temos novas regras que vêm garantir segurança, para os que as utilizam”, explicou o Reitor, realçando que será disponibilizada uma série de serviços de acompanhamento desportivo, bem como será possível o desenvolvimento de estudos e investigações, com uma metodologia adequada, tendo como base os desportistas que usufruirão dos vários espaços.

Os preços praticados irão, por exemplo, desde os 20 euros, para utilização individual, por meia hora da sala de “Squash”, até aos 180 euros, para o aluguer colectivo da sala de exercícios, por uma hora.

Para utilização individual da pista de atletismo, os utentes terão que desembolsar 20 euros, se for uma utilização pontual, e cinco euros à sessão, caso se trate de uma utilização regular de um equipamento que pode chegar a render 150 euros à hora, quando utilizado em grupo e incluir equipamento fixo.

Espaços como sala de reuniões, parque de estacionamento, salas de aulas (de 20 ou 104 lugares) e até o acesso aos balneários, banho e cacifos estão, também, contemplados no preçário do CATED que prevê descontos apropriados aos utilizadores mais assíduos e, até, a possibilidade de aderir a um cartão anual de utente do “Campus” e a aquisição de um seguro de utentes, no valor de cinco euros por ano.

As condições especiais de acesso aos equipamentos prevêem, ainda, a redução, em 70 por cento, para alunos da UTAD e para actividades de grupo da Associação Académica, 40 por cento para funcionários e 30 por cento para o Desporto Escolar, entre outras reduções.

Em contrapartida, o Centro de Treinos tem ainda ao dispor dos seus utentes um conjunto de serviços de acompanhamento, como, por exemplo, avaliação médico- -desportiva e explorações e testes, para controlo do treino.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.