Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Criadores de gado com apoio

Numa iniciativa inédita, a edilidade de Vila Real vai disponibilizar apoios financeiros destinados aos produtores e criadores pecuários do concelho. Na génese desta iniciativa está a defesa do mundo rural e o incentivo à prática de uma atividade que tem no concelho um território com grandes aptidões. Numa primeira fase, o apoio é destinado à comparticipação da vacina.

-PUB-

A Câmara Municipal de Vila Real vai apoiar financeiramente os criadores de gado do concelho, cujos montantes para vacinação poderão variar entre um e os cinco euros. O apoio destina-se a ajudar os criadores na vacinação obrigatória dos seus bovinos, ovinos e caprinos, através desta comparticipação. Foi o vereador Carlos Silva que deu a conhecer publicamente esta decisão do executivo camarário. “Isto foi aprovado na semana passada, agora o regulamento vai para discussão pública remetido depois para a Assembleia Municipal para aprovação. Este apoio compreende a comparticipação de 5 euros para bovinos e 1 euro para ovino e caprino”.

Este apoio vai entrar em vigor 2015 respeitante à sanidade deste ano, ou seja irá comparticipar os custos de vacinação referentes à campanha de 2014. Para solicitar a ajuda, os criadores têm de ter os comprovativos da vacinação obrigatória anual e depois têm de se candidatar na câmara municipal. O valor deste apoio será transferido em março de 2015 para os agricultores.

“Pretendemos dar um pequeno contributo ao mundo rural no sentido de estimular a atividade agrária do setor primário para que tenha mais condições de competitividade. Isto obviamente se traduz em efeitos sociais positivos e capazes de promover mais-valias”.

De salientar que, entre o gado bovino, boi maronês, é parte integrante da paisagem e da economia de montanha de algumas freguesias de Vila Real. A região Demarcada da produção desta raça bovina engloba duas regiões naturais. A primeira das quais abrangendo o maciço granítico do Alvão, a serrania xisto-grauváquica do Marão, o vale da Campeã. O concelho é um dos maiores produtores pecuários do distrito de Vila Real.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.