O propósito foi por um lado dar a conhecer à população os animais de companhia que anseiam tornar-se membros de uma nova família, e ao mesmo tempo também sensibilizar sobre as consequências da adoção por impulso.
Os munícipes puderam fazer visitas individualizadas, durante as quais a veterinária do CROAC transmitiu informação detalhada sobre as características dos animais, adaptadas às necessidades e personalidades dos possíveis donos.
Desta forma, a equipa do centro destacou a importância de uma adoção consciente, “que deverá resultar, sempre, de uma séria reflexão”. Os interessados em avançar com a adoção de animais foram desafiados a considerar os cuidados essenciais a ter, nomeadamente a disponibilidade para interagir com o animal de companhia diariamente, as possibilidades económicas para assegurar os cuidados de saúde, higiene e alimentação, o espaço nas suas residências, bem como garantir os seus cuidados durante os períodos de ausência ou férias, entre outros.
O CROAC esteve de portas abertas na manhã de dia 14, e a iniciativa levou algumas pessoas a agendar adoções ou a manifestar interesse.