Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Crónica: Erasmus+ Crónica de uma experiência juvenil

Uma delegação de cinco alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, deslocou-se à Letónia, no âmbito de um dos cinco projetos Erasmus+ em que a escola participa.

-PUB-

Numa delegação de cinco alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, deslocamo-nos à Letónia para participar num meeting, realizado de 20 a 26 de março de 2022, no âmbito de um dos cinco projetos Erasmus+ em que a escola participa: “Clear mind, Fit body, Happy life” é o conceito que envolveu todos os alunos do 8.º ano deste Agrupamento.

Numa espécie de “Mente Sã em Corpo São”, foram desenvolvidas diversas atividades pelas seis delegações dos países envolvidos neste projeto – Letónia, país de acolhimento, Espanha, Itália, Roménia, Alemanha e Portugal, no âmbito da sustentabilidade, do tratamento e reaproveitamento de resíduos, da atividade física e bem-estar mental.

Foram cinco dias muito intensos, cheios de atividades, que incluíram uma visita à capital do país, Riga, aos seus variadíssimos monumentos, numa semana de troca de experiências e de culturas, tendo o inglês como forma de comunicação prioritária. Compreendemos que as escolas na Letónia são muito diferentes. Os alunos andam sem casacos no seu interior, dada a temperatura agradável nas salas, havendo um espaço para guardar os agasalhos.

Havia uma piscina dentro das instalações escolares; todas as salas estão construídas com uma elevação que permite uma maior visibilidade, têm computador e, grande parte, quadro interativo. Quanto à alimentação, estranhámos alguns dos pratos, onde a batata cozida é rainha em quase todas as ementas. Só num dia é que apareceu, milagrosamente, arroz.

No seu conjunto, este encontro contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento de diversas habilidades nos adolescentes que participaram no projeto, mostrando que os jovens, apesar das diferenças físicas bem visíveis, afinal têm hábitos e gostos bem parecidos. As fronteiras não nos diferenciam.

Na nossa opinião, achamos que esta atividade foi muito produtiva, não só nas atividades realizadas, nos contactos estabelecidos, mas também em termos de aprendizagem de culturas completamente diferentes e ainda em conhecimentos sobre a língua inglesa! Adorámos a experiência que vivemos!

Conteúdo produzido pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho II.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.