Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Cultura marcou as comemorações do Dia do Município

O Feriado Municipal de Alijó, comemorado no Dia de S. Martinho, tem vindo a ser celebrado, nos últimos anos, com uma forte componente cultural. Desta feita, foi apresentado, no Salão Nobre da Autarquia, o Código de Posturas do Senado da Vila de Alijó, documento que cumpre, este ano, dois séculos de existência. Como é hábito, […]

O Feriado Municipal de Alijó, comemorado no Dia de S. Martinho, tem vindo a ser celebrado, nos últimos anos, com uma forte componente cultural. Desta feita, foi apresentado, no Salão Nobre da Autarquia, o Código de Posturas do Senado da Vila de Alijó, documento que cumpre, este ano, dois séculos de existência.

Como é hábito, a sede de concelho recebe uma das maiores feiras da região, procurada por muitos residentes e visitantes. O dia era de festa, a feira de S. Martinho enchia as ruas da vila e a programação oficial das comemorações deste importante feriado, para a comunidade, iniciou-se com o hastear das bandeiras nacional e do município, pelos Presidentes da Câmara Municipal, Artur Cascarejo; e da Junta de Freguesia, Alípio Alves, enquanto se ouvia “A Portuguesa”, interpretada pela Banda de Música de São Mamede de Riba Tua.

Seguiu-se a apresentação do Código de Posturas de 1806 do Senado da Vila de Alijó e a primeira intervenção coube ao Presidente da Câmara que se mostrou muito agradado por, mais uma vez, apresentar uma obra do nosso legado histórico, sabendo que o conhecimento do passado é fundamental, para se construir o presente e o futuro.

A obra que foi publicada neste dia de comemorações, segue a política de outras comemorações, em que foram dados à estampa os Forais Manuelinos de Alijó e Favaios.

Este livro foi o resultado de um trabalho conjunto da Câmara Municipal de Alijó e da Editora “Reviver”, conhecida pelo seu empenho em preservar as características originais dos documentos.

O Código de Posturas é uma obra técnica, virada para o estudo diário, para o público em geral, e, em particular, para o escolar.

A apresentação técnica desta edição ficou a cargo de Elísio Amaral Neves que justificou a importância desta obra como sendo a precursora do Municipalismo, tal como é conhecido na actualidade.

O Código de Posturas regulamenta as relações entre o cidadão e os diferentes níveis da administração municipal, regulamentando o sector económico, social e político.

Segundo este investigador, o Código de Posturas do Senado da de Alijó aparece muito cedo, cerca de 50 anos antes do Código de Vila Real, revelando a importância e a riqueza do concelho e da vila de Alijó e dizendo que este documento tem uma linguagem muito acessível, simples, o qual será bem recebido e compreendido, em todos os sectores de estudo, podendo ser utilizado, nas escolas, por professores e alunos.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.