Desde 2004 que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem o curso de ciências da comunicação, criado pelas mãos do professor Esteves Rei.
“O mais difícil foi negociar com os departamentos de onde vinham os professores para dar aulas neste curso”, lembrou, durante a apresentação do programa das comemorações dos 20 anos, acrescentando que, “por não haver consenso, a abertura do curso foi retardada um ano”.
Arménio Santos foi aluno da primeira turma do curso. “É com orgulho que estou de volta à UTAD, que será sempre a minha a casa”, vincou, referindo que “é importante estarmos de olhos postos no futuro, mas sem deixar de celebrar o passado”.
“Quando vim para este curso queria ser três coisas: jornalista, comentador desportivo e apresentador de televisão. Já fui isso tudo, mas, curiosamente, hoje, não sou nada disso”, esclareceu, admitindo que “a UTAD, e este curso, deram-me ferramentas para fazer isso tudo e também aquilo que faço hoje. Sou diretor de um campo de golfe, sou consultor de comunicação e sou também escritor de livros infantis”.
A partir de segunda-feira, e até maio de 2025, são várias as iniciativas programadas para assinalar os 20 anos do curso de ciências da comunicação da UTAD, como workshops, conferências e exposições.