Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Décima edição dos Sabores de Chaves espera 40 mil visitantes

De 30 de janeiro e 1 de fevereiro, a cidade de Chaves volta a receber mais uma edição da Feira de Sabores, em que o fumeiro será novamente o grande protagonista.

-PUB-

Esta é já a décima edição de uma mostra que começa a ser uma referência no roteiro gastronómico do Norte do país.

Na apresentação da 10º edição do certame, o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, referiu que o balanço de uma década de realização da feira “é positivo” e que o objetivo pelo qual foi criada começa a dar os seus frutos. “Quando foi lançada em 2004 e realizada em 2005, o objetivo passava por aumentar o número de empregos no meio rural, ou seja, evitar que as pessoas abandonassem as suas terras. Podemos dizer que há algum êxito, no entanto continuamos a perder população, não tanto pelo êxodo mas mais pela baixa natalidade que se tem verificado tanto aqui no concelho como no país”.

Ao longo destes dez anos foram criadas 18 cozinhas regionais certificadas e há seis empresas dedicadas exclusivamente à produção do pastel de Chaves, por isso o balanço “é positivo”. “Chaves passou a ter cozinhas tradicionais licenciadas, os produtores de porco bisaro aumentaram, e até foi criada a Associação de Produtores de Porco Bisaro, e agora estamos numa fase de dar um grande salto, que é a internacionalização”, destaca o edil.

O caminho ainda é longo mas António Cabeleira está otimista quanto ao futuro dos produtos produzidos no concelho. “Continua a haver uma procura crescente neste tipo de produtos tradicionais e Trás-os-Montes têm todas as condições para aumentar a produção. Os três concelhos do Alto Tâmega (Montalegre, Boticas e Chaves) e também Vinhais, não são concorrentes mas sim complementares e há margem para se pensar em produzir para vários pontos do mundo e não pensar apenas no mercador nacional”.

As expectativas para esta décima edição estão elevadas, já que no ano passado foi a melhor Feira de Sabores de sempre. Este ano são esperados 40 mil visitantes e um volume de negócios a rondar os 400 mil euros. “Esperamos que não seja inferior ao ano anterior. Se o tempo ajudar, esperamos receber 40 mil visitantes, o que já serão muito bom, pois o pavilhão não tem condições para mais. O ano passado chegamos a viver alguns momentos de aperto, devido à quantidade elevada de pessoas dentro do pavilhão. Foi um ano realmente excecional e queremos que seja semelhante”, sublinha o autarca.

A X edição da Feira de Sabores de Chaves, organizada pelo município e pela EHATB, vai receber 72 expositores exclusivos da região. Paralelamente, no Mercado Municipal, as habituais tasquinhas serão paragem obrigatória para os visitantes degustarem as tradicionais iguarias transmontanas.

Do programa do certame, destaque ainda para um concerto de música tradicional/Folk, com Sebastião Antunes, “um dos melhores músicos portugueses”, que terá lugar no recinto da feira, na noite de sábado, com início marcado para as 21h15. Ao longo dos três dias haverá também vários espetáculos de música tradicional.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.