Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Deficientes motores com melhor mobilidade urbana

No âmbito do projecto de Regeneração Urbana «Mais Chaves», a Câmara Municipal vai empreender várias obras de correcção e implementação destinadas a beneficiar a mobilidade urbana para as pessoas com deficiência motora e visual. A eliminação das barreiras físicas, é uma preocupação constante da autarquia flaviense.

-PUB-

“O cuidado com os deficientes motores não começou agora mas sim em 2004/05 na intervenção que fizemos no centro histórico, no âmbito do PROCON”, garantiu, ao Nosso Jornal, o presidente da Câmara de Chaves, João Baptista. “Todas as ruas da cidade são niveladas, com excepção mais antigas no centro da cidade. Agora teremos de encontrar soluções para os invisuais”, salientou o edil, que apontou ainda a actuação em muitos pontos da cidade e nos serviços camarários, onde foi feito o rebaixamento de vários passeios para a circulação de cadeira de rodas.

Para o futuro, a autarquia prevê ainda a actuação em situações específicas na cidade para proporcionar condições de mobilidade, com a colocação de corrimões para as pessoas descerem com segurança, os eventuais desníveis.

João Baptista deixou claro que a edilidade, além de especificidades de algumas medidas para os deficientes, tem uma preocupação geral “de dotar a cidade com melhores condições” para todas as pessoas.

O projecto de Regeneração Urbana está aprovado na globalidade. O protocolo de financiamento e cada acção prevista têm uma aprovação específica. Além da eliminação das barreiras físicas, o projecto aponta para um pacote de intervenções direccionadas para o centro histórico, onde as infra-estruturas eléctricas irão passar a ser subterrâneas, colocação da fibra óptica, eliminação de todas as antenas de televisão e a dotação de mobiliário urbano moderno. Todas estas intervenções irão avançar quase em conjunto para evitar movimentações contínuas e trabalhos numa zona tão sensível como é o centro da cidade.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS