Depois de 18 vitórias e dois empates, a UTAD teve a sua primeira derrota e, apesar de manter a primeira posição, está agora com o segundo classificado, o Grupo Desportivo de Boticas, a apenas dois pontos de distância.
Segundo o clube, na primeira parte do encontro os transmontanos foram superiores à equipa da casa, saindo para intervalo com o marcador favorável, ao acumularem dois golos de vantagem, assinalados por Jander (10’) e Hélder Resende (16’).
Na etapa complementar, os golos começaram a surgir aos 26’, com Jander a alargar a vantagem ao 0-3. Rodrigo abriu o lado da casa do marcador ao minuto 33, golo que mereceu a resposta dos vila-realenses, com Berto a assinar o quarto golo da equipa no minuto seguinte.
Quando o jogo “parecia ganho”, aos 35’ Sousa conseguiu o segundo golo da equipa anfitriã e no minuto seguinte foi a vez do seu colega de plantel, Jefferson, assinalar o 3-4.
O empate surgiu com marcação bem-sucedida de um livre de dez metros cobrado na sequência da sexta falta da AAUTAD/Realfut, e assinalado por Rodrigo.
Há cerca de um minuto para o apito final surgiram os outros dois golos da equipa da casa, assinalados por Pedro Acácio e Pedro Sousa, terminando o jogo com o marcador a ditar a primeira derrota da AAUTAD no Campeonato Nacional.
Depois de garantida a subida da equipa universitária, também o Boticas poderia ter festejado na última jornada a ascensão à divisão máxima da modalidade, no entanto, apesar de ter vencido o Monte Pedras, por 4-8, a equipa Barrosã precisaria pelo menos que o Sp. Braga/Associação Académica da Universidade do Minho empatasse, o que não aconteceu, já que os estudantes bracarenses acabaram por vencer o Viseu Futsal 2001 por 3-7.
A expectativa da subida para os barrosões regressa na próxima jornada, com a equipa a defrontar, em casa, o Nogueirense, mas a precisar, mais uma vez, de um resultado menos positivo por parte da equipa de Braga que, no próximo sábado recebe o Monte Pedras, equipa que se encontra no 12.º lugar da tabela classificativa.
Relativamente à UTAD, depois de cumprido o objectivo de garantir a subida, e perdida a chance de fazer um campeonato ‘limpo’ de derrotas, resta a meta de manter o primeiro lugar da tabela na série A para disputar, no final do campeonato, frente ao vencedor da série B, o título de campeã nacional da segunda divisão. Já no próximo dia 28, a equipa vai receber na Nave de Desportos da UTAD o Gondomar, o actual último classificado.
FICHA TÉCNICA
Jogo disputado no Pavilhão do Juvernote/Póvoa Futsal
Póvoa Futsal – Carlos Leite, César, Jefferson, Rodrigo, Luciano (G.R.), Pedro Sousa, Pedro Acácio, Paulinho, Jorge, Chiquinho, Fábio e Pedro.
Treinador: David Gonçalves
AAUTAD/Realfut – Paulo Duarte, Rafael Lima, Berto, Hélder Resende, Cláudio Martins (G.R.), Luís Barroso, Jander Praciano, Felipe Sima, Tiago Carriço, Ivo Mota, Pedro Cepeda (G.R.) e Pedro Carvalho (G.R).
Treinador: António Aires
Ao intervalo – 0-2