A Polícia de Segurança Pública de Vila Real (PSP) anunciou, no dia 2, a detenção, pela terceira vez, e desta feita em flagrante delito, de um homem que já tinha sido “apanhado” por furto no interior de veículos, mas que agora vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
“Esta é já a terceira detenção do suspeito, no espaço de três semanas, sendo que agora também está referenciado por crimes de falsificação de documentos, uma vez que usou um documento de identificação alheio e assinou vários cheques em nome desse cidadão”, explicou a PSP.
Em comunicado, aquela força de segurança relatou que foi efetuada uma nova busca domiciliária à residência do suspeito, “onde foi encontrada mais documentação relativa aos veículos alvo de furto e aos seus proprietários, nomeadamente, documentos de identificação pessoais, chaves, correspondência e cheques furtados”.
O homem, de 54 anos, foi detido pela primeira vez a 15 de junho, tendo sido na altura aplicada a medida de coação de apresentações semanais às autoridades. Pouco depois de ter saído do tribunal voltou a ser identificado pela PSP quando apareceram três novas queixas de furto ao interior de viaturas, crimes que apresentavam o mesmo “modus operandi” utilizado pelo suspeito. De volta ao tribunal, voltou a sair em liberdade. Agora, presente pela terceira vez ao Tribunal da Comarca de Vila Real, acabou por lhe ser aplicada a medida de coação mais gravosa, a Prisão Preventiva.
Além de todos os crimes dos quais já estava indiciado, o suspeito vai ainda responder “por mais um crime de furto qualificado, dois de furto simples, um de furto de interior de veículo na forma tentada, e cinco de falsificação de documentos, suspeitando-se que seja responsável pelo furto de cerca de 30 veículos ocorridos ultimamente na capital de distrito.
O suspeito, que, inclusivamente, já teria cumprido pena de prisão pela prática deste tipo de crimes e se encontrava com pena suspensa, tinha a particularidade de furtar só os documentos pertencentes às viaturas e de não deixar qualquer dano ou vestígio.