Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023
No menu items!

Detido suspeito de recolher vestígios arqueológicos em Trás-os-Montes para venda

Um comerciante foi detido por suspeita de pertencer a um grupo que se dedicaria à recolha de vestígios arqueológicos em Trás-os-Montes, em especial na zona de Chaves, para depois serem vendidos em lojas ou na Internet, anunciou a Policia Judiciária (PJ).

-PUB-

Em comunicado, aquela força de investigação refere que, além daquele suspeito, comerciante de numismática e antiguidades, detido no cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Vila Nova de Gaia, foram constituídos dois arguidos e apreendidos centenas de artefactos arqueológicos do período da ocupação Romana, bem como inúmeras ferramentas e instrumentação necessária à pesquisa arqueológica.

“A atividade criminosa do grupo consistia na pesquisa e recolha de artefactos arqueológicos de importante valor histórico, à margem da lei, atividade sem o devido licenciamento e o acompanhamento científico obrigatório, em zonas arqueológicas da região de Trás-os-Montes, com especial enfoque nas zonas limítrofes da cidade de Chaves”, lê-se.

Os artefactos, explica a PJ, eram depois comercializados pelo grupo em estabelecimentos ou em sítios da Internet, “auferindo de proveitos económicos substanciais”.

O detido, de 54 anos, suspeito da prática dos crimes de destruição de vestígios, recetação e associação criminosa vai ser presente à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.