Sábado, 15 de Março de 2025
No menu items!

Dia do município assinalado com exibição de um documentário

Alfândega da Fé celebra Dia da Municipalidade a 8 de maio.

-PUB-

A autarquia de Alfândega da Fé preparou, com os seus próprios recursos técnicos e humanos, e dentro dos condicionalismos da pandemia de Covid-19, um documentário, sobre alguns aspetos da evolução urbana da sede do concelho, para assinalar o dia do município, esta sexta feira, 8 de maio.

O documentário é uma viagem no tempo que se inicia na zona antiga da vila, designada de Castelo e que, percorre locais e edifícios que ajudaram a escrever a história da localidade e do próprio concelho.

O dia 8 de maio é Feriado Municipal em Alfândega da Fé. A data assinala a atribuição da primeira Carta de Foral ao concelho, em 1294 pelo Rei D. Dinis e o início de uma história que se escreve há 726 anos. História que a autarquia tem vindo a preservar e promover através de várias iniciativas, como o apoio à investigação histórica do concelho, a publicação de livros sobre o tema e a organização do arquivo documental.

Estão também disponíveis no site da autarquia os dois volumes do “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal”, da autoria de Francisco Lopes, publicados em 2016 e 2018, respetivamente. Livros importantes para a preservação da memória histórica de Alfândega da Fé e que são, na semana em que se assinala o Feriado Municipal, a proposta de leitura da Biblioteca Municipal.

No dia 8 de maio, o Município de Alfândega da Fé vai transmitir em direto às 9 horas, no facebook, o hastear da Bandeira Municipal nos Paços do Concelho. O documentário vai ser exibido, às 10h30, nas plataformas digitais do Município (Youtube e Facebook) para que as pessoas possam assistir a partir das suas casas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS