Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Diálogo, liberdade religiosa e respeito mútuo

Os acontecimentos, lesivos da vida e da dignidade das pessoas, pedem reflexão sobre a igualdade fundamental dos seres humanos, para lá da diversidade de raças e credos. Aos direitos sacrossantos e inalienáveis da dignidade da pessoa correspondem deveres inadiáveis em prol do bem comum e de cada ser humano.

-PUB-

Não prescindir da correlação entre direitos e deveres, nem impedir o Papa de fomentar o diálogo civilizacional e inter-religioso, tão necessário na Europa e no mundo plurifacetado. A Europa deixou de ser rol de Estados independentes, para ser amálgama multinacional, multicultural e multi-civilizacional de pessoas incomunicáveis, que vivem entre muros. A convivência pacífica entre a Europa e o Islão ainda não foi feita, é preciso fazê-la e não há outra via senão o diálogo, onde não há vencedores nem vencidos, mas só enriquecidos. O Papa S. João XXIII, na Encíclica “Paz na Terra”, baseou a paz, na verdade, justiça, liberdade e  solidariedade. Há que dizer não à guerra fratricida! Não à violência! Não ao desprezo.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.