Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioChavesDireção da Associação Académica desmente corte no apoio

Direção da Associação Académica desmente corte no apoio

Os estudantes de Chaves acusaram publicamente a direção da Associação Académica de falta de solidariedade e de injustiça devido a alegados cortes no apoio para a sua Semana Académica. O presidente Sérgio Martinho desmente as informações e garante que, apesar de não concordar com a realização de duas semanas académicas dentro da mesma universidade, a AAUTAD acatou a decisão dos estudantes flavienses e, mais uma vez, assumiu o compromisso de custear uma banda

-PUB-

 

 

Apesar de considerar que seria “muito melhor para os estudantes do Polo unirem-se aos seus colegas de Vila Real para a celebração que marca a finalização dos estudos de mais de um milhar de alunos”, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) garante que, ao contrário do que noticiaram vários órgãos de comunicação social, “foi acatada” a decisão dos representantes dos alunos do polo de Chaves e, “à semelhança do ano transato”, concedido o apoio para a contratação de uma banda.

Segundo notícias que foram publicadas na semana passada em órgãos de comunicação social regionais, os representantes dos alunos de Chaves “foram informados que não iriam receber um cêntimo da habitual soma de 4 a 5 mil euros para organizar a tradicional Semana Académica”, isso devido a “um corte de verbas da parte da universidade e da autarquia de Vila Real” que impossibilita a realização de duas semanas académicas na UTAD.

Em comunicado, Sérgio Martinho, presidente da direção da AAUTAD, explicou que as informações “não correspondem minimamente à verdade, pois nos últimos anos não houve nenhuma transferência de verbas, mas sim um apoio para contratar uma banda para Semana Académica de Chaves”.

“À semelhança do ano transato, este ano houve o mesmo acordo, um acordo mútuo em que mais uma vez haveria o financiamento dessa mesma banda. Quanto aos cortes, efetivamente houve um corte de verbas da parte da autarquia, mas não houve corte algum por parte da Universidade”, sublinhou o dirigente associativo.

Se de um lado da mesa os estudantes flavienses afirmaram publicamente que “a única compensação proposta pela Associação Académica da UTAD foi disponibilizar autocarros diários para levar os universitários flavienses às festividades de Vila Real”, do outro, Sérgio Martinho conta a história ao contrário. “A direção da AAUTAD consideraria muito melhor para os estudantes do Polo unirem-se aos seus colegas de Vila Real para a celebração que marca a finalização dos estudos de mais de um milhar de alunos por ano, mas acatamos a decisão dos dirigentes de Chaves, que, com certeza, fizeram valer a opinião da maioria dos alunos da UTAD que estudam no Polo de Chaves”, explicou.

Assim, segundo o mesmo responsável, apesar de se ter renovado a proposta de garantir “transportes gratuitos para todos os alunos” da cidade flaviense para Vila Real, numa despesa que ascenderia os cinco mil euros, a direção da Associação decidiu, mais uma vez, “acatar” a opção dos dirigentes associativos de Chaves que, “preferindo organizar um evento paralelo à Semana Académica da UTAD”, seriam assim apoiados na contratação de uma banda.

Até à hora de fecho desta edição do Nosso Jornal não foi possível entrar em contacto com os representantes dos alunos flavienses, no entanto, já foi assumido publicamente pelos mesmos que os estudantes do Polo se “recusam a fazer a festa em Vila Real” e que, por isso, está a ser feita uma campanha de angariação de fundos junto dos comerciantes e da população para pagar a semana de festa.

Apesar das duas partes sublinharem que não querem “escândalos” ou alimentar “polémicas”, a verdade é que a confusão está lançada no seio da Associação Académica, com a direção a acusar mesmo os órgãos de comunicação social que, “sistematicamente”, veiculam informações que “não são devidamente confirmadas”, de “falta de verdade jornalística e ética profissional”.

A Semana Académica da UTAD em Vila Real vai realizar-se entre os dias 19 e 25 de abril, enquanto a de Chaves está agendada para a semana de 24 a 30 de abril.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS