Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Direcção Regional do Desporto do Norte fica em Vila Real

Depois da manutenção, em Vila Real, da Direcção Regional da Cultural do Norte, também o organismo responsável pelo Desporto, a nível regional, ficará sedeado na capital do distrito transmontano. O IPJ perde os seus Delegados Distritais, mas Paulo Pomar ganha o cargo de Director Regional do Desporto do Norte. Paulo Pomar será o responsável pela […]

Depois da manutenção, em Vila Real, da Direcção Regional da Cultural do Norte, também o organismo responsável pelo Desporto, a nível regional, ficará sedeado na capital do distrito transmontano. O IPJ perde os seus Delegados Distritais, mas Paulo Pomar ganha o cargo de Director Regional do Desporto do Norte.

Paulo Pomar será o responsável pela Direcção Regional do Desporto do Norte (DRDN), um novo organismo que ficará sedeado, em Vila Real, segundo anunciou, no dia 8, o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Segundo o mesmo responsável, a nova estrutura organizacional surge a partir do Projecto de Reestrutura da Administração Central (PRACE) e vem “assumir responsabilidades que hoje estão dispersas, a nível distrital, por toda a Região Norte”.

Pedro Silva Pereira classificou a novidade como “uma excelente notícia, para o Distrito”, uma vez que “significa que este processo de reestruturação da Administração Central não foi, como alguns anteciparam, um processo negativo e desastroso, para o Distrito, pelo contrário: Vila Real fica a ganhar”.

A criação, no Distrito, da sede da DRDN, vai fazer com que “sejam aqui tomadas muitas decisões, sobre as políticas desportivas regionais”, estando já marcado, para breve, um encontro, em que serão assinados protocolos de apoio financeiro entre o Governo e vários clubes e associações de toda a Região Norte.

O mesmo responsável explicou que esta opção política do Governo reflecte “a prioridade máxima” do Estado: “a generalização da prática desportiva”.

“A nossa aposta principal é a ideia de que os portugueses precisam de praticar mais desporto. Já corrigimos um erro trágico, de há muito tempo, que era a circunstância de não haver Desporto Escolar, no Primeiro Ciclo do Ensino Básico”, explicou o Ministro, contabilizando que, segundo um levantamento do Ministério da Educação, “no último ano lectivo, 94 por cento das escolas já tiveram Desporto Escolar, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular”.

Rui Santos, Presidente da Comissão Distrital do Partido Socialista (PS), congratulou-se com a boa nova governamental, lembrando que “após a vitória eleitoral, o partido tem comprovado que merece a confiança dos vila-realenses”.

Recorde-se que, no âmbito do PRACE, o Distrito viu ainda garantida a manutenção da Direcção Regional da Cultura do Norte, em Vila Real, bem como o reforço das suas competências.

Paulo Pomar assumirá a Direcção da DRDN, depois de ter estado dois anos à frente da Delegação de Vila Real do IPJ, um cargo que, agora, graças, também, à reestruturação governamental, passa a ser assumido por Vítor Dias que fica assim responsável pela Direcção Regional do Norte daquele Instituto, sedeada no Porto.

“Nenhuma reestruturação no IPJ prejudicará os serviços de atendimento aos jovens do Distrito de Vila Real que, aliás, foram reforçados, com a abertura de mais lojas Ponto Já”, garantiu o Ministro Pedro Silva Pereira.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.