Na sexta-feira, na cerimónia da abertura do congresso, Manuel Pizarro avançou com a novidade. Este responsável admitiu que o distrito de Bragança ainda tem espaço social para acolher mais três unidades.
O membro do Governo realçou “os óptimos resultados nos cuidados de saúde prestados à população”. Por sua vez, a coordenadora da equipa regional do Norte das Unidades de Cuidados Continuados, UCC, Carmo Ferreira, apelou a uma melhor distribuição geográfica das unidades e mais próximas das famílias.
Quanto à localização dos equipamentos previstos, Manuel Pizarro não adiantou pormenores, dado que o processo se encontra em avaliação técnica. A realização do Congresso em Freixo de Espada à Cinta não foi por caso, já que este foi o primeiro concelho do distrito de Bragança a ter uma UCC em parceria com a Santa Casa da Misericórdia local, fruto do empenho do actual presidente da Câmara, José Santos, que é também provedor da Misericórdia. Aberta desde 2006, a Unidade tem capacidade para 39 camas e emprega 40 pessoas.
Mais de 3200 nas UCC em Trás-os-Montes
Actualmente, a região Norte possui 1643 respostas de internamento destinadas à prestação de cuidados continuados de média e longa duração. Na região de Trás-os-Montes, são assistidos mais de 3200 doentes nas diversas valências da rede, sendo o número de camas disponível superior a 760.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, modelo organizacional criado pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, é constituída por instituições públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.