Fonte do Infarmed explicou que, no distrito as farmácias vão se distribuir pelos concelhos de Vila Real, Alijó e Valpaços.
Na capital de distrito o novo estabelecimento se localizará na freguesia de São Pedro, enquanto no concelho alijoense ficará sediado em Vilar de Maçada, e em Valpaços, na freguesa de Friões.
As restantes 46 novas farmácias, cujos proprietários foram já admitidos, serão distribuídas de Norte a Sul do País, designadamente nos distritos de Aveiro (três), Beja (dois), Braga (um), Bragança (dois), Castelo Branco (dois), Coimbra (um), Évora (três), Faro (três), Guarda (sete), Lisboa (três), Porto (dois), Santarém (três), Setúbal (três), Viana do Castelo (dois) e Viseu (dois).
O Infarmed adianta ainda que “dentro de dias, a lista será publicada em Diário da República. A partir dessa data, os candidatos terão um ano para instalar a farmácia”.
A abertura destas farmácias dá-se ainda ao abrigo da legislação que veio liberalizar a propriedade da farmácia, publicada em 2007, o que permitiu já que 56 estabelecimentos sejam propriedade de não-farmacêuticos.
Actualmente existem em Portugal 2664 farmácias.