Vila RealDoente hipocoagulado terá via verde

Doente hipocoagulado terá via verde

No dia 12 de Setembro, no Hospital de Vila Real, decorreu a assinatura de um protocolo de articulação e referenciação entre os Agrupamentos de Centros de Saúde de Alto Tâmega e Barroso, Douro I Marão e Douro Norte e Douro II Douro Sul e o Centro Hospitalar de Trás--os-Montes e Alto Douro, E.P.E. O protocolo surgiu da necessidade de se obter uma maior articulação entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários, tendo como objectivo principal a criação de uma parceria de articulação entre a consulta de hipocoagulados do Serviço de Imuno-Hemoterapia do CHTMAD E.P.E e dos ACES já referidos.

Este protocolo assegura que os doentes hipocoagulados de alto risco continuarão a ser tratados no hospital, os de baixo e médio risco serão tratados nas unidades de saúde familiares e unidades de cuidados de saúde personalizados. Estes mesmos tratamentos serão continuamente articulados pelos serviços técnicos do Serviço de Imuno-Hemoterapia do CHTMAD, não só para acompanhamento do doente, mas também para aferir aos sistemas instalados nos serviços de saúde e dar formação inicial e específica aos médicos da Medicina Geral/Familiar e enfermeiros (para melhor monitorização e ajuste das terapêuticas). Este novo protocolo intervém como um modelo que acompanha e auxilia os profissionais das unidades funcionais dos ACES, realizando, ainda, reuniões periódicas para a discussão de casos clínicos, avaliação e monitorização da implementação desta nova parceria de articulação.

Dentro deste apoio do doente hipocoagulado será, também, criada uma via privilegiada de comunicação e referenciação aos doentes alvo deste mesmo protocolo – a via verde do Doente Hipocoagulado – entre as Unidades Funcionais e o serviço de Imuno-Hemoterapia do CHTMAD.

O objectivo desta via é que sempre que surja uma intercorrência ou dificuldade nas unidades funcionais, essa mesma via funcione e o apoio técnico dos especialistas do hospital seja imediatamente dado ao doente.

Para possibilitar o controlo do trabalho que está a ser desenvolvido nos centros de saúde serão realizadas auditorias externas, bem como recolhas de amostras trimestrais (directamente enviadas para o Serviço de Imuno-Hemoterapia) para um maior controlo da qualidade interlaboratorial.

No fim da cerimónia, o presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Carlos Vaz, referiu a importância deste novo acordo como sendo uma relevante forma “de maior articulação entre os cuidados hospitalares e cuidados primários”.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO