Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Dois alunos de onze anos vão publicar livro

Com apenas 11 anos de idade, João Jesus e Luís Jesus, alunos a frequentar o sexto ano do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, assinaram no dia 13 um contrato com a Chiado Editora para a publicação do seu primeiro livro, a “Equipa Universo”. A primeira edição de 500 exemplares estará nas livrarias a partir do mês de setembro.

-PUB-

Desde tenra idade que os livros eram a sua companhia favorita. Ainda sem saber ler, João inventava histórias com base nos livros que observava. Aos 7 anos, durante o 2.º ano de escolaridade, leu o seu primeiro livro da sua coleção preferida: “Uma aventura na ilha deserta”. A partir daí torna-se um “devorador de livros”. Desde então, João e o seu irmão gémeo, Luís Filipe da Silva Jesus, inventavam e ilustravam livros que ofereciam às suas professoras. A sua apetência para a leitura e a escrita fizeram com que grande parte das suas histórias fossem publicadas nos jornais escolares. O seu ponto alto chegou quando, em 2014, João Jesus teve o reconhecimento da sua dedicação às letras com a Menção Honrosa atribuída pela Editora Caminho pela sua participação com um texto no concurso: Uma Aventura Literária 2014.

Aos 11 anos são “desafiados” pelo seu professor de Construir o Percurso – uma “disciplina” assente no empreendedorismo e que pretende desenvolver projetos baseados nas competências específicas de cada aluno ou grupo de alunos -, a fazer aquilo que mais gostam; isto é, escrever e ilustrar um livro da sua autoria para apresentação na Semana da Leitura realizada anualmente pelo Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. Após a sua conclusão, foi consensual a opinião de que o mesmo tinha potencial literário e mesmo comercial para que se intentasse junto de uma editora a sua publicação.

Após o seu envio para várias editoras obteve-se uma resposta quase imediata da Chiado Editora, a qual apresentou uma proposta de contrato para a sua publicação.

De relevar o empenho extraordinário do João e do Luís nesta sua conquista, na medida em que todo o mérito do projeto lhes é devido, tendo os professores sido meros auxiliares ao longo de todo o processo.

Um agradecimento especial a todos aqueles que fizeram a aquisição prévia da obra e que possibilitou a angariação dos fundos necessários inerentes à sua publicação.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.