Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
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Edição deste ano traz novidades e promessa para 2010

Apesar de ainda não ser oficialmente internacional, o Circuito de Vila Real vai ter este ano uma prova “constituída por pilotos de renome mundial, a Corrida de Turismos e Grande Turismos até 1981 Cidade de Vila Real (CTGT-H81)”. A promessa é que no próximo ano seja possível apresentar à Federação Internacional um novo Paddock que responda às exigências desportivas e de segurança para a realização de provas oficiais.

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No último fim-de-semana de Julho, Vila Real vai voltar a receber a emoção e a adrenalina da velocidade automóvel, uma prova que, segundo adiantou Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal, no dia 14, durante a apresentação oficial do evento, deverá retomar o seu carácter internacional já no próximo ano com a criação de um novo espaço Paddock.

Com mais de 160 pilotos já inscritos em quatro provas, o circuito de Vila Real ainda não vai poder receber etapas dos Campeonatos da Europa ou do Mundo, devido às exigências técnicas sublinhadas pela Federação Internacional de Automobilismo, nomeadamente a criação de um novo Paddock, local onde os pilotos e respectivas equipas ficam instalados e fazem a manutenção das viaturas. “A solução que temos agora não satisfaz ninguém, mas é uma solução provisória e esperamos ter umas novas boxes, junto à recta de Mateus, já no próximo ano”, revelou o autarca.

Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, sublinhou também a importância de recuperar o carácter internacional das corridas de Vila Real, no entanto, explicou, desde logo, que o objectivo é promover o evento a par de outras iniciativas na área do turismo de adrenalina, nomeadamente o Circuito da Boavista e a Red Bull Air Race.

Orçado em mais de 500 mil euros, o circuito de Vila Real vai funcionar nos mesmos moldes que no ano anterior, com a pista a contar com 4,6 quilómetros e com vários espaços com bancadas onde os espectadores poderão assistir ao despique entre os mais de 160 pilotos inscritos.

Além da “prova rainha da velocidade em Portugal, o PTCC”, o circuito vai contar com “uma prestigiada prova constituída por grandes pilotos internacionais, Corrida de Turismos e Grande Turismos até 1981 Cidade de Vila Real (CTGT-H81)” reunindo veículos antigos, mas que atingem mais de 250 km/h.

Outra das novidades deste ano é o carro Fórmula 1 de Rodrigo Gallego, uma viatura que correu há onze anos nos mais afamados circuitos mundiais e que, no dia 25, às 8h00, vai dar a volta inaugural do circuito vila-realense. “Rodrigo Gallego é o único piloto português com quatro campeonatos FIA no currículo e vai trazer a Vila Real o barulho ensurdecedor e a velocidade estonteante numa exibição fantástica”, explicou Paulo Costa, da Global Sport, empresa promotora do evento.

Apesar de acreditar que se vai conseguir o nível dos anos anteriores no que diz respeito ao número de visitantes, o mesmo responsável revelou que a organização conta receber, pelo menos, 50 mil pessoas, isso tendo em conta a aposta que foi feita em toda a região, mas sobretudo na zona da Galiza, onde os desportos motorizados são muito bem aceites.

Paulo Costa adiantou ainda que estão a ser preparados um conjunto de estudos económicos que poderão ditar o impacto das corridas para o município. “Vamos calcular qual é o custo médio de uma vinda a Vila Real, quanto uma pessoa despende durante a sua estadia e qual é o impacto mediático durante os três meses antes e depois do evento”, explicou.

As corridas vão realizar-se nos dias 24 e 25, estando previsto um conjunto de outros eventos paralelos de animação, nomeadamente exposições, festas, demonstrações aéreas, entre outros, sendo de destacar o Vila Real Summer Dance, uma iniciativa que vai decorrer no Parque Corgo e vai trazer à capital de distrito vários DJ’s e diversas figuras conhecidas do mundo da moda, da televisão e da música.

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