O mote que inspirou o cortejo carnavalesco foi o mesmo – a "Educação para a Cidadania" – que voltou a exaltar as temáticas ligadas aos Valores, à Educação para a Saúde, à Biodiversidade, entre muitas outras.
O objetivo é contribuir, num espírito democrático, para a formação de pessoas responsáveis e solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros. À passagem dos mais pequenos, muitas pessoas aplaudiram este animado e colorido desfile e no final não faltou a leitura dos testamentos da comadre e do compadre, à maneira do tradicional Entrudo de Lazarim.
Nos dois dias, os estabelecimentos de ensino e as instituições de solidariedade social participantes na edição deste ano do Desfile de Carnaval Escolar foram os seguintes: Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Agrupamento de Escolas da Sé, Colégio de Lamego, Patronato Nun`Alvares Pereira, Centro Diocesano de Promoção Social, APITIL, Associação Infantário e Jardim Infantil “O Pintinhas”, Patronato S. José, Santa Casa da Misericórdia de Lamego, Associação Portas P'ra Vida e ATL "Carnaval Ativo" do Município de Lamego.