Dinamizar as três cidades do Eixo Urbano durante os quatro dias das Corridas de Vila Real, que este ano se realizam entre 23 e 26 de Julho, é um dos objectivos do projecto “Douro de Emoções” que, dinamizado pela Douro Alliance, pretende realizar várias actividades no centro urbano dos três municípios.
Dolores Monteiro, vereadora da Câmara Municipal de Vila Real, explicou que o projecto, candidato ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), através do concurso “Turismo Douro – Imaterial”, pretende “criar um evento que se assuma como marcante e esperado da agenda local, nacional e internacional, tornando-o factor de atracção para a região, tendo como base as corridas automóveis de Vila Real”.
Com o objectivo de “promover a imagem do Douro”, aproveitando os milhares de visitantes que se deslocam a Vila Real para assistir ao ‘espectáculo’ automóvel, a vereadora adiantou que será proposto um conjunto de “acontecimentos culturais e gastronómicos” que levem os turistas circular pelos três municípios.
Para além de toda actividade já esperada em Vila Real relacionada com mais uma edição do circuito urbano, será ainda organizada uma mostra de produtos locais na Praça do Município, e vários espectáculos de música e animação de rua.
Na Régua, a iniciativa “Tascas Abeira Rio” vai também promover a degustação de produtos regionais associada a provas de Vinho do Porto, sendo que, também no município reguense, se realizará um espectáculo de fado (numa plataforma montada no Rio Douro), uma discoteca ao ar livre, passeios de barco e visitas a quintas e adegas.
Em Lamego, ao projecto “Douro de Emoções” junta-se, também entre os dias 23 e 26 de Julho, o “Plast&Cine”, uma iniciativa “multidisciplinar que tem como objectivo viajar na memória dos nossos artistas plásticos mais relevantes”.
A elaboração de percursos turísticos, a criação de tasquinhas de rua e a realização de espectáculos de música e animação com grupos de cantares e ranchos folclóricos são outras propostas do projecto de dinamização turística da região para o último fim-de-semana de Julho.
O projecto foi alvo de uma candidatura que do ON.2, no âmbito de dois concursos públicos inseridos no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD), e que, com um orçamento global de 37,5 milhões de euros, envolve, nesta fase, as vertentes “Turismo Douro – Imaterial” e “Sistemas de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”.
Nestas duas últimas, o prazo para a apresentação de projectos decorre até ao dia 15 de Abril, sendo que, na vertente imaterial, e depois de um alargamento do prazo, as candidaturas deveriam ter sido entregues até segunda-feira.
Apesar de várias tentativas, não foi possível saber, junto do gabinete técnico da Douro Alliance ou da Câmara Municipal de Vila Real, o valor da canditura apresentada.
Na mesma cerimónia em que foi apresentado o projecto “Douro de Emoções”, a Douro Alliance apresentou ainda os vencedores do concurso escolar de ideias “Cidade do Douro / Cidade do Mundo – Que Desafios?”, tendo recebido o prémio de 1200 euros o trabalho “Futuro D’Ouro”, realizado por Rafaela Militão, Sandra Dinis, José Pinto e Pedro Silva, Alunos da Escola Secundária de São Pedro, Vila Real.