Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Elevação a vila não traz prejuízos ou benefícios, apenas estatuto

490 anos depois de receber das mãos de D. Manuel I o seu Foral, a freguesia de Lordelo viu ser restituído o seu estatuto de vila. Sem prejuízos subjacentes, como aliás alguns cidadãos chegaram a pensar, ou benefícios em termos de financiamento público, a elevação representa sobretudo um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia e a responsabilidade de “reivindicar” cada vez mais e melhor qualidade para os lordelenses.

-PUB-

Pouco passava do meio–dia do dia 12, quando, em reunião da Assembleia da República, 209 deputados aprovaram, por unanimidade, a par com outras 21 propostas idênticas, a elevação de Lordelo a vila.

Ao contrário do que muitas pessoas pensavam, o novo título não vem aumentar impostos ou trazer outros prejuízos para a população. “Trata-se do reconhecimento do trabalho dos autarcas e, por outro lado, representa também uma grande responsabilidade, porque permite que sejam reivindicativos sobre mais e melhores condições de vida”, garantiu Ricardo Martins, deputado Social-democrata eleito por Vila Real, presidente da Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades da Assembleia da República e autor do projecto-lei agora aprovado por unanimidade.

Arlindo Campeão,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS