Quando detetados os ninhos, a população reporta a situação ao Município de Ribeira de Pena e às juntas de freguesia, e a tarefa de destruição dos ninhos de vespa asiática é posteriormente desempenhada pelos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena e pela Junta de Freguesia de Cerva e Limões.
Apesar de a resposta ter de ser célere, a autarquia esclarece que “o elevado número de ninhos leva à necessidade de priorização de acordo com a gravidade da situação”. Os ninhos próximos de habitações ou zonas de trabalho são os primeiros a ser destruídos, seguindo-se as restantes situações relacionadas, sobretudo, com ninhos localizados em árvores.
A destruição dos ninhos pode ser feita por incineração ou com recurso a inseticida, neste último caso o ninho permanece na árvore, embora desativado, não representando perigo para a população.
O Município de Ribeira de Pena “reconhece o papel determinante da população na identificação dos ninhos deste inseto invasor”, e lembra que quando perturbada, a vespa asiática poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. “Assim, os munícipes não devem tentar destruir os ninhos pelos próprios meios e devem aguardar a intervenção das equipas especializadas para o efeito”, aconselha a autarquia.