No próximo dia três, Manuel Martins, actual presidente da Câmara Municipal de Vila Real e mais uma vez a aposta do Partido Social Democrata (PSD) para a capital de distrito, vai inaugurar a sede de campanha da sua candidatura, estando previsto apenas para o início de Setembro a apresentação dos nomes que o acompanharão.
Manuel Martins, que apresentou oficialmente a sua candidatura e os seus mandatários no dia 27, já avançou, no entanto, que “não haverá grandes mudanças” relativamente à actual vereação. “Há um ditado velho que diz: em equipa que ganha não se lhe mexe. Iremos mexer alguma coisa mas muito pouco”, garantiu.
Apesar de não avançar muito mais com a composição da lista, o autarca deixou a certeza de que “todos os vereadores que vierem a seguir, que sejam eleitos, serão importantes” e que não haverá, por isso, nomes “mais importantes que outros”.
“Todos vão cumprir o seu dever. Quem está a seguir ou depois não me diz muito, porque todos eles vão trabalhar, vão cumprir o seu dever, e em cada momento delegarei em cada um deles as competências que lhe dizem respeito”, revelou Manuel Martins, deixando a certeza que os próximos quatro anos são para cumprir.
Lembrando que a eleição de Outubro será o seu “último combate autárquico” e que, a vencer, terá o seu quinto e último mandato, Manuel Martins garante que vai “cumprir os próximos anos da sua carreira política como se fossem os primeiros, com o mesmo empenho”. “Se eu digo quatro anos vão ser mesmo quatro anos”, reforçou o candidato.
Mais uma vez, o edil lançou já alguns dos projectos para o próximo mandato, projectos que se vão desenvolver sobretudo na área desportiva e do emprego, como sejam a construção do pavilhão desportivo e das piscinas municipais, bem como a criação do Régia Douro Parque (parque de Ciência e Tecnologia) e da Zona Empresarial do Norte (ZEN).
Sobre a ZEN, Manuel Martins revelou mesmo que o processo de aquisição de terrenos e de definição sobre as infra-estruturas a criar, bem como os meios de financiamento, estarão concluídos dentro de, no máximo, um mês o que permitirá o lançamento do concurso e a conclusão das obras até Junho de 2011.
Para além da aposta no desporto e na criação de emprego e fixação de empresas no concelho, o edil advertiu que áreas, como a educação, a acção social, o ambiente e a cultura, não serão esquecidas, assim como deverá apostar-se também na posição que Vila Real conquistou em relação à Região Norte, uma posição privilegiada que a coloca, a par com Braga, como cidade “charneira” na região no Plano Regional de Ordenamento de Território do Norte.
“Sinto um grande orgulho no trabalho que fizemos nos últimos 15 anos”, explicou Manuel Martins, deixando a certeza de que, ao longo de quatro mandatos, a sua equipa conseguiu fazer o que prometeu, “trazer Vila Real para o século XXI”.
No dia em que apresentou oficialmente a sua candidatura, o autarca apresentou também Fernando Roque, chefe do serviço de cirurgia do Hospital de Vila Real, como seu mandatário, e Tiago Sá Carneiro, estudante e ex-presidente da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como seu mandatário para a juventude.
“Não me movem interesses políticos ou de outra ordem que não seja servir Vila Real”, explicou o mandatário de Manuel Martins, considerando que, assistiu, “numa posição privilegiada”, ao desenvolvimento de que o concelho foi alvo nos últimos 15 anos, graças a uma gestão política adequada.
À margem da cerimónia, Manuel Martins deixou já a garantia de que também Pedro Passos Coelho vai recandidatar-se enquanto presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Real.