Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
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EMAR vai implementar Sistema de Telegestão para “melhorar eficiência”

Apesar de garantir que já é um dos concelhos com maior eficácia no abastecimento de água na região norte, Vila Real vai continuar a investir no combate às perdas que ainda se verificam na rede. A Telegestão, cujo projeto está já em fase de concurso público, deverá avançar em breve, e numa primeira fase, para a zona urbana, com a autarquia na expectativa de conseguir financiamento de fundos europeus para o investimento necessário à sua implementação na totalidade do território concelhio, que ronda os 1,5 milhões de euros.

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A Câmara de Vila Real, através da sua Empresa Municipal de Água e Resíduos, vai implementar um sistema de Telegestão que vai permitir detetar “em tempo real” qualquer anomalia na rede de abastecimento do concelho, divulgou o vereador Miguel Esteves ao Nosso Jornal.

Segundo o vereador, que também preside o Conselho de Administração da Empresa Municipal, o projeto para a implementação do novo sistema está concluído e, orçado em 1,5 milhões de euros, deverá ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários assim que seja aberto um concurso para o efeito.

Apesar de estar à espera de uma “abertura” por parte dos fundos comunitários, a Câmara Municipal deverá avançar até o final do ano com uma primeira fase do sistema no centro urbano do concelho, num investimento de cerca de 250 mil euros. “Se entretanto não houver fundos comunitários, que esperemos que haja, vamos avançar com o projeto paulatinamente”, adiantou Miguel Esteves.

Apesar de ser considerado um dos concelhos do interior norte, e “talvez mesmo de toda a região norte”, com menos perdas de água da rede, o que indica um grau de eficiência já elevado no abastecimento, o presidente da EMAR explicou que o novo sistema, inovador no distrito, vai permitir melhorar ainda mais o grau de eficiência do serviço.

“Queremos melhorar substantivamente nessa vertente, porque diminuindo as perdas podemos diminuir os custos e fazer repercutir isso nos cálculos das tarifas a cobrar aos utilizadores/consumidores”, defendeu Miguel Esteves.

“Com a Telegestão, ou seja, através de sistemas informáticos, saberemos o que se passa em toda a extensão da nossa rede. Se houver um consumo exagerado para o que é considerado normal numa determinada zona as equipas intervirão logo de imediato”, esclareceu o mesmo responsável político, admitindo que “muitas vezes existem roturas que levam algum tempo a ser detetadas”.

Com a implementação do novo sistema serão instalados em vários pontos da rede contadores totalizadores que indicarão, “praticamente em tempo real” como a rede está efetivamente a funcionar, ajudando também os “clientes” vila-realenses a “gerir muitas das várias situações anómalas que possam estar a acontecer”, o que evitará faturas excessivamente elevadas na sequência de anomalias.

O Município de Vila Real conta atualmente com uma taxa de cobertura da rede de abastecimento de água que ronda os 100 por cento, ultrapassando os 80 por cento no que diz respeito à rede de recolha e tratamento de esgotos.

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