Estes sistemas, desenvolvidos pela Estradas de Portugal em colaboração com os CTT e com a Unicre, visam simplificar a adesão dos condutores a uma forma de pagamento mais cómoda e segura, permitindo aos turistas e emigrantes circularem com maior facilidade nas autoestradas que apenas têm portagens eletrónicas.
Esta nova forma de pagamento, denominado EASYToll, permite aos condutores de veículos com matrícula estrangeira, de uma forma mais rápida e segura efetuar uma transação de baixo valor, sem que tenham de sair das suas viaturas, com a simples passagem de um cartão bancário.
O sistema faz a associação da matrícula do veículo ao cartão bancário, sendo as passagens nas portagens debitadas na conta associada ao mesmo. O cliente fica com um talão comprovativo, que funciona com um “passe-portagens”. Este sistema está disponível nas principais entradas rodoviárias no país, nomeadamente Vila Real de Santo António (A22), Vilar Formoso (A25), Chaves (A24) e Vila Nova de Cerveira (EN13), onde foram instaladas as máquinas para a realização das operações, bem como criados locais de informação personalizada, onde os condutores podem colocar as suas dúvidas sobre este novo sistema.