Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Emoção em duas rodas promete fazer vibrar Vila Real no fim-de-semana

Cerca de 20 equipas, num total de quarenta pilotos, vão percorrer 30 quilómetros de obstáculos de extrema dificuldade física e de grande espectacularidade para o público. Essa é a receita de uma prova nacional de Enduro que promete estimular a adrenalina e despertar o gosto dos vila-realenses pela modalidade

-PUB-

O concelho de Vila Real vai receber, no próximo fim-de-semana, a 3ª etapa do Trófeu Nacional de Extreme, uma competição que se realiza pela primeira vez e que vai trazer às freguesias de Lordelo, Vila Marim, Mondrões, Parada de Cunhos e São Dinis os melhores praticantes portugueses de Enduro.

“A prova será de extrema dificuldade, feita ao longo de rios, com subidas e descidas muito íngremes e com obstáculos que são autênticos desafios para os pilotos”, adiantou José Ferreira, presidente do Rota Dura Enduro Motoclube, uma associação criada em Janeiro, e que, para além de organizar a etapa do Troféu Nacional, nasceu com o objectivo de desenvolver a modalidade em Vila Real, onde já se contam cerca de 70 praticantes.

Segundo o mesmo responsável, as características do percurso prometem momentos de extrema dificuldade e grande exigência física para as equipas que, formadas por dois pilotos, terão um máximo de cinco horas para completar um percurso de 15 quilómetros (realizado duas vezes), divididos por quatro secções.

Contando já com um feedback inicial muito positivo, não só dos amantes do enduro, mas da população em geral, a organização propõe três zonas espectáculo, onde os vila-realenses vão poder ver de perto a habilidade dos pilotos, que terão que “trabalhar em conjunto para avançar no terreno”.

Em Lordelo (junto ao Centro Cultural Lordelense), em Vila Marim (junto a Agarez) e na Ponte de Mondrões, o público vai poder assistir, nas melhores condições, à prestação de alguns dos melhores pilotos nacionais de Enduro, entre os quais Paulo Felícia, um jovem natural de Vila Real, mais exactamente da freguesia de Justes, que já arrecadou vários prémios.

No sábado, dia sete, decorrerão apenas as verificações técnicas, no entanto, a população poderá já apreciar as motos e contactar com os cerca de 40 pilotos que estarão estacionados no espaço da Feira do Levante, onde decorrerá a Feira Moto Enduro 2009.

No domingo, as emoções começam logo às 8h30, com a realização do prólogo, uma etapa especial (realizada junto à feira) com um percurso de dois minutos muito acidentado e que ditará a ordem de partida para prova oficial. Às 11h00 terá início a prova, estando previsto a sua conclusão, por cada equipa, num máximo de cinco horas.

Com o percurso devidamente sinalizado, a prova conta ainda com a colaboração de cerca de meia centena de voluntários que, além de fazerem o controlo de passagem dos pilotos, vão garantir o perímetro de segurança do percurso.

“Vai ser um espectáculo muito interessante para o público”, garantiu José Ferreira, revelando que a modalidade motorizada tem conquistado cada vez mais adeptos na região, em Portugal e no mundo, daí a realização, pela primeira vez, de um Troféu Nacional sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal e, também este ano, de uma primeira edição do Campeonato do Mundo.

O presidente do Rota Dura Enduro Moto Clube, de Vila Real, explicou que a associação nasceu, oficialmente, com o objectivo de organizar a prova nacional, no entanto ao longo dos últimos anos, os amantes vila-realenses do Enduro já têm realizado algumas actividades com características de lazer e turísticas que “já têm trazido, por exemplo, muitos pilotos espanhóis à região”.

O Moto Clube está a preparar um plano de actividades para 2010 mais diversificado e ambicioso, com a realização de mais percursos turísticos e apostando na formação dos jovens.

“Este é um grande evento regional, com um grande alcance nacional”, sublinhou Domingos Madeira Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real que, através da empresa municipal Merval, vai ceder o espaço da Feira do Levante e garantir todo apoio logístico à prova.

O vice-presidente sublinhou a espectacularidade do evento explicando que ficou “estupefacto” quando viu algumas das zonas de passagens e obstáculos que terão que ser superados pelas equipas. “Com apenas meio ano de existência, trazer uma prova destas para Vila Real é uma demonstração de afirmação da Rota Dura Enduro Moto Clube”, sublinhou Madeira Pinto, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela associação no desenvolvimento do Enduro.

 

 

 

Zonas espectáculo

 

1ª passagem:

 

Feira do Levante – 8h30

Centro cultural Lordelence – a partir das 11h30

Vila Marim (na estrada Vila Marim / Agarez) – a partir das 12h00

Ponte de Mondrões (estrada Vila Real / Mondrões) – a partir das 13h00

Almodena (escadas junto à estrada Vila Real / Mondrões) – a partir das 13h15

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS