Esta possível mudança que afetará 13 crianças está a levantar muitas preocupações por parte dos pais e encarregados de educação. Na manhã de anteontem, quiseram marcar uma posição de protesto e concentraram-se em frente do estabelecimento de ensino que está classificado como Eco Escola. “O que mais nos preocupa é que a escola de Vilarinho, para onde deverão ir, não tem as condições desta. Nós temos um edifício maior e mais funcional. O refeitório da escola de Vilarinho é pequeno e a saída dos alunos é mesmo junto à EN 2, sendo o risco de atropelamento uma constante. Também no inverno para irem à casa de banho, as crianças têm de atravessar uma zona ao ar livre, enquanto em Samardã isso não acontece”.
Na manhã de anteontem, algumas das mães foram recebidas na Câmara Municipal de Vila Real, que ainda não tomou uma decisão sobre a escola que irá fechar, ou a da Samardã ou a de Vilarinho.
Para o efeito foi realizado um abaixo-assinado contra o fecho da escola, que já foi enviado para a Câmara de Vila Real. Esta por si apenas garante que das escolas em questão uma pode vir a fechar.