Domingo, 1 de Dezembro de 2024
No menu items!

Encontro de educação para a cidadania

O Agrupamento Morgado de Mateus promoveu um Encontro de Educação para a Cidadania, no qual participaram, enquanto palestrantes, Maria José Neves, da equipa da Direção Geral da Educação, especialista e formadora na área da educação para a cidadania democrática e os direitos humanos, bem como Alexandre Favaios, psicólogo e membro do departamento de educação do município de Vila Real.

-PUB-

Maria José Neves fez um enquadramento bastante exaustivo da relevância da educação para a cidadania e para os valores da democracia, tendo em conta estudos recentes relativos à participação social e cívica dos jovens europeus e mais particularmente dos portugueses.

A comunicação de Alexandre Favaios centrou-se mais nos valores, numa abordagem concetual e na sua dimensão educativa.

Este encontro, integrado no programa da reunião final do projeto Erasmus+ “arco-íris europeu: guia de educação para a cidadania europeia”, contou ainda com o contributo de todos os parceiros deste projeto, que apresentaram os resultados do trabalho realizado neste âmbito em cada uma das suas escolas e países: Bulgária, Itália, Grécia, Eslováquia, Lituânia, Polónia.

Quanto ao Agrupamento, enquanto instituição coordenadora do projeto (professora Luísa Costa) apresentou o produto final do mesmo – um eBook com um conjunto de atividades e estratégias de educação para a cidadania e promoção dos valores europeus; um “manual” traduzido nas diferentes línguas, disponibilizado numa “pendrive” que foi oferecida aos convidados de outras escolas e que poderá ser utilizado por qualquer professor no âmbito da área de cidadania e desenvolvimento.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS