Maria José Neves fez um enquadramento bastante exaustivo da relevância da educação para a cidadania e para os valores da democracia, tendo em conta estudos recentes relativos à participação social e cívica dos jovens europeus e mais particularmente dos portugueses.
A comunicação de Alexandre Favaios centrou-se mais nos valores, numa abordagem concetual e na sua dimensão educativa.
Este encontro, integrado no programa da reunião final do projeto Erasmus+ “arco-íris europeu: guia de educação para a cidadania europeia”, contou ainda com o contributo de todos os parceiros deste projeto, que apresentaram os resultados do trabalho realizado neste âmbito em cada uma das suas escolas e países: Bulgária, Itália, Grécia, Eslováquia, Lituânia, Polónia.
Quanto ao Agrupamento, enquanto instituição coordenadora do projeto (professora Luísa Costa) apresentou o produto final do mesmo – um eBook com um conjunto de atividades e estratégias de educação para a cidadania e promoção dos valores europeus; um “manual” traduzido nas diferentes línguas, disponibilizado numa “pendrive” que foi oferecida aos convidados de outras escolas e que poderá ser utilizado por qualquer professor no âmbito da área de cidadania e desenvolvimento.