O encontro, que vai realizar-se no Salão Nobre da União Artística Vila-realense (junto à Câmara Municipal), vai contar com uma conferência, apresentada pelo Sócio Fundador da Associação, Mário Nogueira, sobre a ação desenvolvida pela organização em Portugal e no mundo, e sobre a “loucura do Amor de S. Damião de Molokai”.
Durante a cerimónia serão também atribuídos diplomas do 15º aniversário Mãos Unidas P. Damião a alguns dos seus colaboradores da Diocese de Vila Real.
A Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, reconhecida como Pessoa de Utilidade Pública.
Criada em 1998, “fruto da solidariedade e da vontade das pessoas em contribuírem de uma forma eficaz para o desenvolvimento de um mundo mais justo e mais humano”, a organização realiza um trabalho que “emerge do direito fundamental de todos os seres humanos a terem acesso a cuidados de saúde, independente da nacionalidade, religião, ideologia ou raça”.
De recordar que, o padre Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos, foi canonizado em 2009, pelo Papa Bento XVI. A canonização aconteceu 120 anos depois da morte do sacerdote belga.
O padre Damião de Veuster morreu aos 49 anos, vítima de lepra, doença que contraiu ao fim de vários anos a prestar apoio e assistência aos leprosos da “ilha maldita” de Molokai, no Havai.