Os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde estão esta sexta-feira em greve, nos turnos da manhã e da tarde. Exigem a valorização da carreira e a melhoria das condições de trabalho.
Um pouco por todo o país, os efeitos da greve são notórios. A nível do distrito de Vila Real, por exemplo, a adesão em alguns centros de saúde é total.
“A nível de cuidados saúde primários ronda os 75%. Temos quatro centros de saúde com adesão de 100%, como é o caso do Chaves 1, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Mesão Frio”, indica Paula Pinto, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Segundo a mesma responsável, “temos sete unidades de saúde familiar, no distrito, também a 100%”.
A nível hospitalar, “a média no hospital de Vila Real é de 50%, sendo que os serviços de pediatria (urgência, internamento e consulta externa) estão a 100%”. Além destes, “também a nível da radiologia houve exames que não se efetuaram, por falta de enfermeiros, e o mesmo aconteceu com as cirurgias programadas”, acrescenta.
Os enfermeiros pedem a valorização da carreira, depois de o Governo anunciar uma proposta de aumentar o salário em 52 euros para todos os enfermeiros, algo que, no entender do sindicato, “vai fazer crescer as injustiças entre categorias de enfermeiros”.
Estes profissionais de saúde vão fazer nova paralisação no dia 13 de agosto.