Uma das novidades, da edição deste ano, prende-se com a forma de pagamento para presenciar alguns espectáculos. Ou seja, em vez dos euros, o público deverá entregar um bem alimentar. Uma medida destinada a ajudar os mais carenciados do concelho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Madeira Pinto, em conferência de imprensa, adiantou algumas das atractividades da III Semana da Juventude, salientando que “chegou a altura de dar um salto qualitativo do evento”, principalmente “ir de encontro de um conjunto de problemas que afectam os jovens, que devem ser debatidos, e que o evento pode evidenciar”. Madeira Pinto aludiu a alguns números do programa, principalmente às novidades e ao inovador modo de pagamento.
“Este ano, decidimos apostar em dois números: a eleição da Miss e Mister Escola, bem como a Noite da Juventude, que envolve um conjunto de projectos como o Rock na Bila e o Karaoke Inter-Escolas e os DJ`s. Ao mesmo tempo, passamos também uma mensagem para os jovens: ‘o ser solidário’. Estes dois espectáculos vão permitir também que os próprios jovens se envolvam. A entrada é gratuita, mas sui generis, pois todos eles podem levar uma embalagem de um género alimentar, à sua escolha”.
As novas questões tem a ver com emprego, cidadania e ensino, para isso vai haver um programa designado “Juventude e Consumo” e as “Olimpíadas de Português”. Madeira Pinto refere que este projecto resultou de uma ideia do Colégio da Boavista que “nos desafiou para fazermos um evento à volta da Língua Portuguesa”, onde o Conselho Municipal da Juventude terá um papel importante”.
O fórum aberto “Sexualidade, Afectos e Máscaras” e a “ Feira de Emprego e Competitividade” no dia 4 e 5 de Maio, em colaboração com o Gabinete de Ciências Profissionais da UTAD, são outras iniciativas.
Em 28 de Abril, um Challenger Saudável, no Parque do Corgo, uma palestra sobre Consumo, Alimentação e Ambiente, e a iniciativa “o supermercado na sala de aula”, cujo objectivo é dar oportunidade aos jovens a partir do 7.º ano de terem uma visão por dentro de toda a estratégia do consumo, são outros dos pontos importantes da Semana da Juventude.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, sublinhou “a mescla importante do espectáculo com a componente social do evento” e o seu agrado pelas iniciativas ligadas ao emprego, saúde e ao nível do consumidor”. Aproveitou para anunciar a aprovação do regulamento para Estágios Profissionais de um ano na autarquia”.
A III Semana da Juventude que é um projecto organizado pela Câmara Municipal de Vila Real em colaboração com os conselhos executivos das Escolas do 2.º e 3.º ciclo e com o Conselho Municipal da Juventude.