Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Equipamentos turísticos abrem em breve no concelho

A Aldeia Rural e Parque de Campismo e o Centro Hípico de Pedras Salgadas já têm abertura marcada para o início de junho. O Centro Interpretativo de Tresminas está praticamente apto e poderá até abrir ainda antes desse mês para dar a conhecer o percurso expositivo sobre um dos mais importantes e bem conservados complexos mineiros do Império Romano na Europa. Os equipamentos turísticos, cujo investimento global é cerca de seis milhões de euros - comparticipados pelo ON2 - disponibilizam múltiplos serviços a quem os utilizar.

-PUB-

Localizado a cerca de dois quilómetros das autoestradas A7 e A24, o Parque de Campismo com recreação de uma Aldeia Rural está equipado com unidades de alojamento (bungalows), área de campismo, adega típica, restaurante, sala multiusos, piscinas e balneários. O equipamento tem uma área de 20.000 m2 e é uma excelente oferta no turismo de natureza em Trás-os-Montes.

O parque está situado junto à Barragem da Falperra (Alvão) que está a ser preparada para receber visitantes, através de pontos de receção e venda de produtos, locais para prática desportiva, pontes pedonais e caminhos rurais que permitem desfrutar em pleno este ex-líbris da região.

Localizado a cerca de um quilómetro da A24, o Centro Hípico de Pedras Salgadas disponibiliza múltiplos serviços: formação e prática de equitação; eventos e competições hípicas; alojar, desbastar e cuidar de cavalos; equitação com fins terapêuticos; atividades com a comunidade e campos de férias; outras valências.

O espaço das Romanas integra recinto desportivo, picadeiro, boxes, bancadas com áreas sociais, casa do tratador, e outras valias. O picadeiro detém um dos melhores pisos da Europa e a cavalariça tem 32 boxes. Este centro recupera a tradição da atividade equestre na vila termal. A academia de golfe e o parque (spa termal, alojamento, casa de chá, e outros serviços) estão na área envolvente.

Tresminas é, provavelmente, o local que detém o mais importante e bem conservado complexo mineiro do Império Romano na Europa. Agora, a valorização de Tresminas tem um novo equipamento essencial na divulgação, através de um percurso expositivo que aborda a romanização, a mineralização e a biodiversidade.

Junto ao Centro Interpretativo, assiste-se ao trabalhar de “Moinhos” de Trituração do Minério (réplicas fiéis dos moinhos edificados pelos romanos). No local, é possível ver um curto filme sobre este património milenar. Ouro e tecnologia mineira, rede hidráulica, história, geografia e rede viária são temas do percurso expositivo, devidamente complementado com um anfiteatro ao ar livre para espetáculos culturais.  

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.