A Associação Académica da Universidade de Trás-os- -Montes e Alto Douro (UTAD) apresentou, no dia 22, durante a III Gala do Desporto, os novos equipamentos das equipas colectivas universitárias das várias modalidades, um investimento de cerca de 10 mil euros suportado na íntegra por uma empresa do sector têxtil da região.
“Queremos dar melhores condições àqueles que nos representam nas várias competições ao nível nacional universitário, dignificando o nome da academia e da cidade”, explicou Luís de Matos, presidente da Associação Académica, revelando que os novos equipamentos são um reconhecimento a “todos os atletas que treinam diariamente para atingir os objectivos desportivos a que se propõem”.
O dirigente associativo reconheceu que o patrocínio de uma empresa do sector têxtil sedeada na região é resultado de um esforço desenvolvido ao longo dos últimos meses na angariação de apoios para as secções desportivas da associação.
Apesar de satisfeito com o investimento de cerca de 10 mil euros da empresa têxtil na aquisição dos equipamentos, Luís de Matos sublinhou que ainda há muito a fazer para dotar as equipas de melhores condições para a prática desportiva. “Se tivermos connosco empresas da região e nacionais, empresas que acreditem no nosso projecto, um projecto sério e credível, conseguiremos chegar ao topo”, explicou o mesmo responsável.
Mais, para além dos novos equipamentos, o presidente da Associação Académica garantiu que o objectivo para este ano é apresentar “muitas outras surpresas”. “Queremos marcar a diferença”, garantiu Luís de Matos.
Relativamente aos atletas e às equipas que se destacaram recentemente ao nível das competições universitárias e federadas, o representante dos alunos sublinhou as conquistas de Suse Carvalho que, além de sustentar o título de campeã nacional de Taekwondo, este ano conseguiu a medalha de bronze do 1º Campeonato Europeu Universitário da modalidade, que se realizou em Braga.
A estudante da UTAD classificou-se em terceiro lugar depois de ter sido eliminada, nas meias-finais, pela competidora da Universidade de Vigo, que acabou por se sagrar Campeã Europeia Universitária. No seu palmarés contam os títulos de Campeã da Europa 2009 e de Campeã do Mundo 2009 e, agora, o reconhecimento de melhor atleta feminina da AAUTAD.
José Maria Fernandes, funcionário da AAUTAD, e Paulo Vicente João, docente, ex-treinador e ex-atleta de futsal e actual atleta Voleibol da AAUTAD, foram também homenageados durante a Gala Desportiva que destacou ainda o trabalho desenvolvido pela equipa de Basquetebol, Rugby e Futsal, atribuindo ainda, entre outros títulos, o de melhor atleta masculino a Tito Oliveira, jogador de andebol.
Relativamente ao próximo grande evento da AAUTAD, a Semana Académica 2010, que se vai realizar entre os dias de 22 a 28 de Abril, Luís de Matos não quis levantar o véu sobre o cartaz. “De momento ainda não temos confirmações. Esperamos apresentá-lo o mais brevemente possível”, garantiu o dirigente associativo, deixando apenas a garantia de que a festa será pensada para que cumpra a sua “essência”, “proporcionar aos finalistas um bom ambiente universitário” no adeus à UTAD.
No entanto, Luís de Matos deixou desde logo um apelo à população vila-realense para que compreenda e seja tolerante no momento de festa. “O que nós (estudantes) deixamos cá é muito mais do que aquilo que pedimos”, frisou o presidente da Associação Académica.