Sábado, 13 de Julho de 2024
No menu items!

Escavações em Pegarinhos podem resultar em museu

As escavações arqueológicas em Pegarinhos, no concelho de Alijó, lideradas por um conterrâneo da aldeia, em conjunto com a Universidade do Porto, a Câmara Municipal de Alijó e algumas empresas de França, revelam segredos antigos do período romano.

-PUB-

Este projeto de escavações tem dois pontos primordiais, um junto ao Castelo de Valdemir e outro junto ao Castelo de Castorigo.

As escavações começaram em 2012 junto ao Castelo de Valdemir, devido ao seu fácil acesso, e permitem perceber como os romanos viviam na região há dois milénios.

Toni Silvino, arqueólogo especializado no período romano e responsável pelas escavações, explicou à VTM que “o principal objetivo das escavações é entender como os romanos viviam na área de Pegarinhos,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS