Quinta-feira, 29 de Julho de 2021

Escola D. Sancho II ganha concurso

Os alunos do projeto TechSkils, da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, em Alijó, obtiveram o primeiro lugar no concurso de ideias nacional “Applica-te”, destinado a alunos do 7º ao 12º ano. 

-PUB-

A Escola Básica e Secundária D. Sancho II chegou à final com três equipas apuradas (a única a conseguir este feito), duas a concurso na categoria do 3.º ciclo e uma equipa na categoria do ensino secundário.

A final, que decorreu exclusivamente online, foi extremamente competitiva e contou com excelentes apresentações por parte dos alunos, que mostraram que podemos mudar o ambiente e repensar a sociedade, através das suas Apps. Cada App em concurso procurava contribuir para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

A App vencedora, ‘Access +’, apresentada pelos alunos Margarida Souto e Guilherme Conde, foca-se no objetivo 10 – Reduzir as desigualdades e permite que os utilizadores, cuidadores de crianças (pequenas ou com necessidades especiais) ou portadores de alguma deficiência física, possam identificar situações problemáticas na sua mobilidade, referenciando-as (fotografia, localização geográfica e descrição) às autarquias e entidades governamentais. A apreciação à apresentação realizada pelos alunos da D. Sancho II, realizada por Mónica Ferro, diretora da Fundação das Nações Unidas para a População, feita a partir de Genebra, mereceu rasgados elogios pela ideia, linguagem cuidada e precisa utilizada, bem como ao público a que se destina, que tantas vezes fica esquecido.

A D. Sancho II esteve, ainda representada, pelas Apps Buddy e Earth Fits, no 3.º ciclo e ensino secundário, respetivamente com excelentes ideias e apresentações.

Estes alunos são acompanhados e orientados pela professora Carla Mansilha, no projeto TeckSills e na disciplina de Aplicações Informáticas B, e têm participado em diversos projetos e concursos nacionais com “excelentes prestações”.

Este concurso é uma iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, e pretende estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens e o desenvolvimento sustentável.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.