Visivelmente “orgulhosa”, a diretora do Agrupamento, Elisabete Leite, demonstrou grande satisfação pelo 17.º galardão conquistado pela escola, agradecendo a toda a comunidade educativa o trabalho desenvolvido para o sucesso do programa.
Já o coordenador Eco-Escolas, além de agradecer a todos quantos contribuíram para que este momento se tornasse possível, lembrou que esta bandeira, “não sendo apenas um símbolo, representa tudo aquilo que foi feito e o muito que devemos fazer, diária e constantemente para a preservação do meio ambiente, apostando numa educação ambiental ativa e consciente”.
Logo depois, seguiu-se um momento de leitura, em que alguns alunos leram poemas relacionados com a Mãe-Natureza e outras alunas animaram a cerimónia com uma pequena dança. Tudo isto, devidamente preparado por um representante do GAA (Gabinete de Apoio ao Aluno), o animador João Paulo.
A adoção de práticas e políticas educativas que envolvam o meio ambiente devem exigir um grande e efetivo compromisso de toda a comunidade educativa e de todos nós, de modo a conseguirmos uma promoção do desenvolvimento de cidadãos empenhados e aprendizagens construtivas que contribuam para a construção de um mundo melhor, que a todos nos pertence.
A adoção e implementação do Programa Eco-Escolas, ao concretizar as suas práticas por uma equipa multidisciplinar, estabelecendo parcerias com diversas instituições e em colaboração com todos os restantes elementos da comunidade educativa, permite intervenções muito positivas no meio escolar, tornando a escola um lugar de afetos, que sirva para a vida de uma forma muito positiva.
Além de toda a direção do Agrupamento, participaram nesta cerimónia outros elementos do Conselho Eco-Escolas, nomeadamente o seu coordenador, Manuel Vilares, a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sandra Sacoto, a representante da EMAR, Anabela Ribeiro e a representante do Departamento de Arquitetura Paisagista da UTAD, Paula Seixas, além de outros elementos pertencentes àquele conselho, assim como os docentes e alunos dos diferentes níveis de ensino.



