O programa diversificado permitiu, uma vez mais, desenvolver e consolidar alguns dos domínios de educação para a cidadania, nomeadamente nas áreas dos direitos humanos, segurança rodoviária, segurança, defesa e paz, igualdade de género, interculturalidade, e educação ambiental. Ao mesmo tempo, permitiu trabalhar e contextualizar aprendizagens essenciais do currículo e dar ênfase e visibilidade ao trabalho realizado em diferentes projetos da escola.
O polivalente da escola-sede acolheu uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos sobre diversos prismas desta temática nas diferentes áreas do currículo e em diferentes suportes.
Foi nesse espaço que se realizou também uma sessão de sensibilização para professores, dinamizada pela Associação de Apoio à Vítima (APAV), sob o título “Sinais de Violência Escondidos”, onde abordaram as diversas faces da violência doméstica e no namoro.
Ao longo da semana, os alunos de pré-escolar e 1º ciclo realizaram debates e ações de sensibilização sobre a temática. Já os alunos de 5º ano tiveram a oportunidade de participar num workshop promovido pela corporação de bombeiros da Cruz Verde sobre a “Prevenção de incêndios florestais e simulacros de socorro a vítimas de incêndio”.
Destaque ainda para os alunos do 6º ano e alunos do 1º cilco de Gravelos, Vila Seca e Vilarinho da Samardã, que foram convidados a visitar as instalações do Regimento de Infantaria 13, onde participaram num programa previamente definido, que combinava aspetos didáticos e lúdicos sobre a temática da defesa e paz e da sua relevância em termos históricos para o nosso país e estrangeiro.
Quanto aos alunos do 3º ciclo assistiram a uma longa metragem intitulada “A vida é bela”, projetada no auditório do IPDJ para todas as turmas em simultâneo. Esta atividade incluiu-se na implementação do Plano Nacional de Cinema.