Terça-feira, 13 de Abril de 2021

Escola Diogo Cão promoveu semana dedicada à segurança e à paz

Foi com entusiasmo que o Agrupamento de Escolas de Diogo Cão (AEDC) realizou, entre os dias 13 e 17 de janeiro, a 3ª semana de articulação deste ano letivo.  O tema “Segurança & Paz”, entendido em sentido lato, aglutinou as diversas atividades desenvolvidas nos diferentes estabelecimentos do AEDC, direcionadas para os discentes e restantes elementos da comunidade educativa. 

O programa diversificado permitiu, uma vez mais, desenvolver e consolidar alguns dos domínios de educação para a cidadania, nomeadamente nas áreas dos direitos humanos, segurança rodoviária, segurança, defesa e paz, igualdade de género, interculturalidade, e educação ambiental. Ao mesmo tempo, permitiu trabalhar e contextualizar aprendizagens essenciais do currículo e dar ênfase e visibilidade ao trabalho realizado em diferentes projetos da escola. 

O polivalente da escola-sede acolheu uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos sobre diversos prismas desta temática nas diferentes áreas do currículo e em diferentes suportes. 

Foi nesse espaço que se realizou também uma sessão de sensibilização para professores, dinamizada pela Associação de Apoio à Vítima (APAV), sob o título “Sinais de Violência Escondidos”, onde abordaram as diversas faces da violência doméstica e no namoro.

Ao longo da semana, os alunos de pré-escolar e 1º ciclo realizaram debates e ações de sensibilização sobre a temática. Já os alunos de 5º ano tiveram a oportunidade de participar num workshop promovido pela corporação de bombeiros da Cruz Verde sobre a “Prevenção de incêndios florestais e simulacros de socorro a vítimas de incêndio”.

Destaque ainda para os alunos do 6º ano e alunos do 1º cilco de Gravelos, Vila Seca e Vilarinho da Samardã, que foram convidados a visitar as instalações do Regimento de Infantaria 13, onde participaram num programa previamente definido, que combinava aspetos didáticos e lúdicos sobre a temática da defesa e paz e da sua relevância em termos históricos para o nosso país e estrangeiro.

Quanto aos alunos do 3º ciclo assistiram a uma longa metragem intitulada “A vida é bela”, projetada no auditório do IPDJ para todas as turmas em simultâneo. Esta atividade incluiu-se na implementação do Plano Nacional de Cinema.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.