Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
© DR

Escolas brigantinas previnem obesidade infantil

São sete as escolas de Bragança que já aderiram ao projeto "Heróis da Fruta", promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Em causa está a prevenção de doenças crónicas, como a obesidade e a diabetes, através de uma alimentação saudável

-PUB-

Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes, em apenas dez semanas, alcançaram a ingestão diária de frutas e vegetais recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto “Heróis da Fruta” regressa às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Em comunicado enviado à VTM, Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto, afirma que “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos”.

Porém, “no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto “Heróis da Fruta””.

Para implementar o método “Heróis da Fruta”, são necessários, apenas, cinco minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (cinco semanas letivas consecutivas). Após a inscrição, os responsáveis receberão por email o “Guia Heróis da Fruta”, com orientações passo-a-passo para implementar o projeto no ano letivo 2021/2022.

Podem participar todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados com turmas de pré-escolar, 1º ciclo, ATL, CATL e NEE. No ano letivo corrente, o programa já conta com mais de 1.300 escolas inscritas em todo o país.

Além dos professores e educadores de infância, as inscrições podem ser realizadas por docentes responsáveis, bibliotecas escolares ou projetos de educação para a saúde, coordenadores pedagógicos, diretores de agrupamento ou técnicos municipais, como os nutricionistas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 16 de outubro em www.heroisdafruta.com 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.