Ainda durante o mês de Junho será feita a escritura da aquisição do edifício centenário da agência de Vila Real do Banco de Portugal pelo Grupo Crédito Agrícola (CA), confirmou, ao Nosso Jornal, Alcides Sanfins, presidente da direcção da Caixa do Alto Corgo, Tâmega e Barroso.
À margem do 28.º Encontro Nacional do Crédito Agrícola, que se realizou em Vila Real, no último fim-de-semana, Alcides Sanfins, confirmou o negócio adiantando que o edifício receberá, depois de algumas obras de adaptação a decorrer até ao final do ano, a sede administrativa distrital da entidade bancária. “Estamos a preparar a fusão entre a Caixa do Alto Corgo, Tâmega e Barroso e a do Vale do Douro, que engloba as agências dos concelhos de Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua”, explicou o mesmo responsável.
No total, o CA já tem 17 agências abertas no distrito, estando prevista para Julho a abertura de um novo balcão em Salto, no concelho de Montalegre, e ainda para este mês a inauguração “das novas instalações, em Guiães”.
Garantindo que o banco “foi beneficiado pela crise”, Alcides Sanfins sublinhou que o CA mostra hoje que, ao contrário do que muitos pensavam, não “é um banquinho, apenas ligado à agricultura” mas sim “um banco comercial que está cada vez mais forte”.
De recordar que, a agência vila-realense do Banco de Portugal encerrou portas no final de Maio do ano passado, depois de mais de um século de história, alegadamente devido “ao reduzido número de operações realizadas, quer no atendimento ao público, quer com as instituições de crédito, comparativamente com as realizadas em outras delegações”.
No âmbito do Encontro Nacional de funcionários e órgãos sociais do CA, que reuniu em Vila Real mais de 1000 pessoas, foi lançado o novo serviço da empresa, o “Quiosque Bancário”. “Conveniência, atractividade, facilidade e proximidade são os factores-chave que levaram à criação do novo serviço que coloca à disposição dos clientes do CA uma nova combinação de serviços num modelo self-service, onde o cliente pode gerir o seu quotidiano financeiro e contactar o seu gestor de conta”.
“Aproveitamos o encontro para fazer o lançamento nacional deste novo serviço”, referiu Alcides Sanfins junto daquele que foi primeiro Quiosque a entrar em funcionamento e que deverá permanecer em Vila Real, mais exactamente na Avenida de Grasse (junto a entrada do Centro Comercial Dolce Vita Douro), até ao próximo dia 15.
O mesmo responsável referiu que o Quiosque Bancário inaugurado já tem destino e deverá ser permanentemente instalado em Odemira, no entanto adiantou que Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, demonstrou desde logo o interesse para a instalação de alguns desses equipamentos na capital de distrito. “Vamos negociar com a autarquia alguns espaços, nomeadamente a instalação de um Quiosque na margem esquerda do rio, outro na margem direita e um terceiro na futura vila de Lordelo”, revelou.