Quem o diz é Carlos Peixoto, diretor do agrupamento, realçando a importância de “dotar os alunos de competências como a autonomia ou a cooperação”, tendo em conta que “são requisitos fundamentais nas ofertas de emprego”.
Sobre o ano letivo que agora termina, Carlos Peixoto faz um “balanço positivo”, ainda que tenha sido “exigente”, tendo em conta a “contestação laboral” por parte dos professores.
Mesmo assim, “o processo educativo em sala de aula decorreu com toda a normalidade, podendo os alunos realizar as suas aprendizagens previstas para o ano letivo e, em muitos casos, recuperar outras que no período pandémico não ficaram tão consolidadas”.
Para o ano letivo que se avizinha, o agrupamento vai “manter a oferta educativa no que concerne aos cursos científico-humanísticos, com a disponibilização dos quatro cursos existentes, ou seja, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e o curso de Artes Visuais”, este último foi uma das novidades do ano passado.
“Somos um agrupamento com bastante dinamismo e a nossa oferta pretende responder aos anseios dos alunos e das empresas”
CARLOS PEIXOTO
Diretor AE D. Sancho II
No âmbito ensino profissional, “mantém-se o curso de Técnico de Restaurante/Bar”, ao qual se junta, este ano, o de “Técnico de Turismo”. A escolha da oferta educativa “resultou de um trabalho de partilha, análise e avaliação com os diferentes stakeholders do agrupamento, procurando um equilíbrio entre o que os nossos alunos pretendem, o que o tecido empresarial do concelho necessita e o know-how que o agrupamento já possui”, explica Carlos Peixoto.
ENSINO PROFISSIONAL
Seguir pela via profissional ainda não é bem visto por muitos, contudo, “considero que é uma área que tem vindo a melhorar de forma significativa e, atualmente, já não vejo um estigmatismo tão marcante na comunidade educativa em geral”.
“Penso que esta mudança está relacionada não só com a aposta que o Ministério da Educação tem feito nesta área, pois é sua meta envolver 50% dos alunos que terminam o 9º ano de escolaridade no ensino profissional, mas, fundamentalmente, com o trabalho diário que os professores, técnicos e diretores realizam, colocando o ensino profissional ao mesmo nível da formação científico-humanística”.
DINAMISMO E PROXIMIDADE
Com cerca de 950 alunos, o Agrupamento de Escolas de Alijó dispõe de uma oferta formativa diversificada, mas desenvolve, também, vários projetos. Uma das apostas é o Erasmus+, um programa da União Europeia que atua nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, “que permitiu que mais de 15% dos nossos alunos já tivesse a possibilidade de conhecer um país europeu e, dessa forma, contactar com novas realidades escolares, culturais e sociais, que também são importantes para a sua formação integral”, salienta Carlos Peixoto.
Questionado sobre as razões pelas quais os alunos devem optar por estudar neste agrupamento, o diretor destaca a oferta educativa, “pensada exclusivamente para as crianças e jovens do concelho”. Mas há mais como “o bom ambiente escolar existente ao nível da segurança, quer no interior das escolas, quer nas zonas envolventes, as salas de aula devidamente equipadas para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem eficiente, um corpo docente estável, empenhado e de muita qualidade, a proximidade entre os diferentes elementos da comunidade educativa e, por fim, o enorme dinamismo que o agrupamento apresenta com uma panóplia diversificada de atividades”.
SALA “DO FUTURO”
E porque já se falou nas salas “devidamente equipadas”, destaque para a sala de Ambientes Educativos Inovadores, inaugurada recentemente e que “tem correspondido às expectativas geradas desde a sua criação”.
Para Carlos Peixoto, este é, “sem dúvida, um espaço educativo diferenciado, inovador, mas, principalmente, motivador e promotor de aprendizagens significativas. A sala tem tido uma taxa de utilização muito elevada e os alunos que a utilizam ficam sempre com vontade de voltar”, realça, acrescentando que “as aprendizagens e o desenvolvimento de competências são efetivas, utilizando um conjunto de recursos ímpares, capazes de “prender” a atenção do aluno e promover a sua participação ativa nas atividades”.





You must be logged in to post a comment.