Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Especialistas defendem mais cooperação transfronteiriça no combate aos incêndios

Três especialistas portugueses e galegos defendem uma “maior cooperação” entre os dois países para prevenir e extinguir os incêndios florestais.

-PUB-

Esta foi a principal conclusão de um estudo sobre a cooperação transfronteiriça na prevenção e extinção de incêndios florestais, com incidência da Galiza e Norte de Portugal, que foi apresentado na semana passada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O grande objetivo do estudo foi procurar respostas para uma preocupação crescente relativa à grande frequência de incêndios que, tendo origem num país, atravessam a fronteira e provocam graves danos no país vizinho.

Segundo o estudo, este problema “tem vindo a agravar-se de forma considerável”, com a incidência recente de grandes incêndios florestais. Por isso, os especialistas querem maior cooperação entre os dois países. “Urge desenvolver medidas transfronteiriças objetivas”, dizem os autores do estudo, acrescentando que

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS